Home Notícias Negócios Tecnologia de experiência do funcionário é nova tendência dentro das empresas
Negócios

Tecnologia de experiência do funcionário é nova tendência dentro das empresas

Envie
Default Featured Image
Envie

Engajamento é um conceito que já é usado pelas empresas para atrair e manter clientes. Porém, esse recurso vem invadindo novas fronteiras do mundo corporativo para criar um fluxo de trabalho que se adeque aos múltiplos formatos que os negócios adotaram durante a pandemia de Covid-19. Recentemente, a gigante de tecnologia Microsoft Corp. anunciou a primeira plataforma voltada especificamente para a experiência do funcionário. O Viva é a mais nova ferramenta do grupo e combina recursos para promover o bem-estar da equipe, desenvolvimento de aprendizagem, comunicação, entre outras funcionalidades.

“O último ano transformou, talvez definitivamente, a forma como as empresas organizam suas equipes. E nesse período ficou claro que, para essa nova fase, será necessário investir ainda mais em tecnologia”, afirma o diretor comercial da InfoWorker, Josney Lara. Para ele, o Viva marca uma nova fase do relacionamento corporativo.

Empresa parceira da Microsoft no Brasil, a InfoWorker é responsável por implementar as soluções desenvolvidas pela companhia. Josney explica que a plataforma é bastante inovadora no quesito “experiência”, porque o usuário, nesse caso, é o próprio colaborador. O sistema é estruturado de uma forma que o engajamento da equipe, desenvolvimento de conhecimento, desenvolvimento pessoal, entre outros aspectos que envolvem a vida profissional sejam trabalhados.

“Com as mudanças na estrutura das empresas, como a migração para ambientes híbridos, a necessidade de tecnologia combinada a novas estratégias ficou ainda mais evidente”, destaca. Para o gestor, essa tecnologia será uma grande aliada das empresas que vem adotando home office como principal ambiente de trabalho.

INVESTIMENTOS

Com a pandemia de Covid-19, empresas do mundo todo foram obrigadas a investir em recursos tecnológicos para manter suas operações. Cloud computing, softwares de vídeo, ferramentas de marketing e atendimento são alguns exemplos de investimentos que se destacaram em 2020. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Microsoft, realizada pela empresa americana Edelman, 82% das pequenas e médias empresas brasileiras pretendem continuar investindo em novas tecnologias.

Outra pesquisa, realizada pela IDC Latin America, apontou que metade das empresas brasileiras deve aumentar os investimentos em tecnologia em 2021, o que deve representar um crescimento de 7,1% do setor no Brasil.

HOME OFFICE E TRABALHO HÍBRIDO

Começar em um novo trabalho exige um processo de adaptação. Com as operações de diversas empresas acontecendo exclusivamente de forma remota, é preciso desenvolver estratégias para fazer a conexão do profissional com o seu novo ambiente corporativo.

Foi o que aconteceu com Luiz Henrique Kava que assumiu a gestão de projetos em um grande grupo do setor de cosméticos. Após duas semanas na função, a pandemia o forçou a migrar para o home office. “A empresa introduziu novos canais de comunicação e tecnologias que auxiliaram muito no processo”, explicou.

O profissional conta que a distância não atrapalhou o andamento do projeto nem a integração com a nova equipe. “O posicionamento da empresa conta muito nesse processo, pois a tecnologia tem que ser associada à estratégia para que funcione”, afirma Kava. Ele conta que a experiência deu tão certo que a empresa pretende adotar o modelo híbrido definitivamente.

Imagens Perfeitas para Cada Necessidade de Marketing
Imagens Perfeitas para Cada Necessidade de Marketing
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Como implementar sistemas elétricos inteligentes no negócio
Como implementar sistemas elétricos inteligentes no negócio
Como criar uma política de segurança eficiente nos negócios
Como criar uma política de segurança eficiente nos negócios
Envie

RBN Stories