Cada vez mais presente no dia a dia corporativo, o chamado tecnoestresse – que nada mais é que o estresse causado pela excessiva introdução e dependência da tecnologia no trabalho (e que muitas vezes ultrapassa a barreira do ambiente laboral e se instala também na vida pessoal e privada dos profissionais) está na raiz de uma série de problemas que podem afetar tanto a saúde do funcionário quanto da empresa.
Se para os profissionais alguns dos principais efeitos recaem sobre a performance em suas tarefas e competências, o que inclui desde sentimentos de insatisfação, ineficiência, ansiedade e angústia até queda extrema da produtividade, para as empresas os problemas mais temidos decorrentes do stress tecnológico estão o aumento de custos e a alta rotatividade dos colaboradores.
O aumento do turnover nas empresas é um fenômeno mundial reforçado durante a COVID-19 e que vem se mantendo em alta desde então por conta de uma série de mudanças que derrubaram paradigmas e impuseram novos desafios para a sociedade. Na pandemia, muitos profissionais passaram a priorizar a saúde mental e o bem-estar em detrimento do trabalho. A cultura do nomadismo digital ganhou força e muitas pessoas passaram a procurar por empresas e funções que lhes permitissem usufruir de uma vida mais leve e satisfatória com tarefas que pudessem ser realizadas a qualquer hora e de qualquer lugar do planeta. Os avanços tecnológicos tiveram um grande impacto nessa mudança, em especial com a introdução e a consolidação dos modelos de trabalho remoto e híbrido. No entanto, uma transformação tão profunda adicionou novas camadas de pressão à rotina diária dos trabalhadores, gerando maior apreensão e estresse tecnológico em nível global.
De acordo com um estudo com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) realizado em 2022 pela Robert Half, a maior empresa especializada em soluções de talentos e consultoria de negócios do mundo, o Brasil lidera o ranking da alta rotatividade de funcionários no mundo, com 56% de turnover e à frente de países como França (51%), Bélgica (45%) e Reino Unido (43%).
Integrar recursos para simplificar a vida profissional é parte da solução
Na prática, as manifestações e consequências do tecnoestresse devem ser evitadas ao máximo para que se possa atrair e manter os melhores profissionais e não gerar uma infinidade de problemas críticos que podem colocar os objetivos de negócios em risco. Para isso é essencial que as empresas encontrem novas formas de reduzir ao máximo o stress tecnológico, integrando recursos e simplificando a vida profissional dos trabalhadores remotos e durante a integração de novos funcionários.
Para Georg Beyschlag, Presidente da TeamViewer Américas, a tecnologia de conectividade remota desempenha um papel fundamental na redução do nível de estresse e de suas consequências, uma vez que facilita a resolução de problemas de TI.
“Se já é ruim o suficiente estar em um prazo apertado e, de repente, ter que se deparar com uma complicação relacionada à TI que impede os profissionais de realizarem seu trabalho, imagine se os departamentos de TI já tiverem encerrado o expediente estiverem fora! No atual e cada vez mais transitório ambiente de trabalho, é raro que o funcionário e o especialista em TI estejam sempre no mesmo prédio ou até mesmo na mesma cidade ou país, especialmente quando se trata de grandes empresas globais”, diz o executivo. “A tecnologia de conectividade remota TeamViewer permite que as companhias criem mesas de suporte de TI centralizadas capazes de resolver problemas de funcionários remotamente a qualquer hora e de qualquer lugar, minimizando o tempo de inatividade e otimizando a eficiência.”
Ainda de acordo com Georg, outra característica importante da plataforma TeamViewer Remote é garantir uma experiência de usuário sem sobressaltos, já que a solução é extremamente intuitiva, muito fácil de usar, não requer nenhum treinamento durante a integração dos funcionários e ajuda a força de trabalho a superar desafios de forma prática, em tempo real e sem causar nenhum tipo de ansiedade tecnológica.
“A interface foi projetada para que o usuário possa navegar e assumir o controle de sua experiência de acesso remoto de forma agradável e de acordo com seus níveis de conforto e conveniência”, diz o presidente da TeamViewer Américas. “É a plataforma de acesso remoto de melhor desempenho disponível no mercado e reduz tanto o estresse tecnológico quanto o chamado ‘inchaço’ do processo resultante da adesão a formas desnecessárias de trabalho que aceleram indevidamente os negócios e resultam em sérios problemas para as empresas, como aumento de custos e menor produtividade.”
A TeamViewer é fornecedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho e está na web em www.teamviewer.com.