Se você tem uma loja virtual de calçado masculino ou site, é bom que os clientes também comprem de você ou façam um aplicativo. É aqui que entra o conceito de conversão. Neste artigo, você pode ler como obter informações sobre sua taxa de conversão, por exemplo, com o Google Analytics, e como melhorá-la.
O que significa conversão?
A conversão ocorre quando os visitantes do seu site ou loja na web seguem para uma determinada meta, geralmente fazendo uma compra. Você também pode calcular a taxa de conversão.
A agência de marketing online Double Smart explica isso da seguinte maneira:
“A porcentagem de conversão, ou taxa de conversão, é a relação entre o número de visitantes de um site e as pessoas que alcançaram uma meta pré definida. Isso pode ser uma compra, mas outros objetivos também são possíveis”.
Suponha que você tenha 1.000 visitantes por mês em seu site e 10 pessoas façam uma compra. Então, sua taxa de conversão é de 1%. Um conceito relacionado é a otimização de conversão ou otimização da taxa de conversão (CRO).
Ao aplicar o CRO, você se concentra em remover os obstáculos do site ou da loja virtual para que os visitantes possam fazer uma compra ou contato de maneira melhor, mais rápida e fácil. Com isso você pode aumentar seu sucesso e seu impacto.
Como posso calcular minha taxa de conversão?
Acima, demos um breve exemplo de como a porcentagem é calculada. É melhor usar uma ferramenta para obter informações sobre sua conversão. A técnica mais simples para obter uma boa visão de sua taxa de conversão é criar uma página de ‘agradecimento’. Você o vincula ao seu formulário ou carrinho de compras e pode rastreá-lo no Google Analytics.
Você pode aprender muito sobre seu site ou loja online com esta ferramenta (gratuita). Não apenas qual é sua taxa de conversão, mas também quem são seus visitantes e como eles se comportam (em seu site).
Você pode analisar seu público-alvo: qual é sua localização e qual dispositivo eles estão usando? Também a aquisição: como os visitantes chegam ao seu site? E o comportamento: o que os visitantes estão fazendo em seu site?
Você pode ver qual página é mais visitada, o que é pesquisado e qual página os visitantes saem com frequência. E, claro, a parte deste blog: conversão. Por exemplo, você pode selecionar um período de tempo e ver a receita e a taxa de conversão.
Qual é a porcentagem perfeita então?
Você tem porcentagens diferentes para diferentes setores. Isso será diferente na indústria de viagens e no setor de moda masculina, por exemplo. Mas, não se concentre em “benchmarks”.
Mas o tipo de visitante também é importante. Eles estão principalmente orientando ou estão realmente planejando comprar alguma coisa? Os objetivos da visita de seus visitantes também desempenham um papel.
Querem fazer um concurso ou apenas verificar o horário de funcionamento, por exemplo? Uma porcentagem de conversão, portanto, depende de muitos fatores e, portanto, é difícil calcular uma boa média.
Como posso aumentar minha taxa de conversão?
Para fazer isso, você deve primeiro determinar o que está errado ou o que precisa ser melhorado. Analise suas páginas: onde estão as áreas de melhoria e oportunidades? Colete dados sobre o seu site e visitantes, por exemplo, com o Google Analytics.
Uma das partes mais importantes da conversão é garantir que os visitantes não desistam no meio do processo de compra. Portanto, certifique-se de que seu site ou loja online seja fácil e rápido de usar, para que os clientes possam fazer o checkout com mais rapidez.
E se os visitantes saírem do seu site, tente recuperá-los. Por exemplo, envie a eles um e-mail com um lembrete de que eles ainda têm produtos no carrinho de compras. Ou dê a oportunidade de assinar um boletim informativo, para que eles se mantenham atualizados sobre seus produtos ou serviços.
Temos o prazer de lhe dar algumas dicas práticas que você pode aplicar imediatamente:
- Fornece vários formulários de contato em páginas diferentes;
- Crie botões de call-to-action (CTA) claros;
- Use a cor correta para os botões CTA, escolha cores contrastantes;
- Medir é saber! Faça o teste A/B;
- Seja à prova social. Por exemplo, forneça comentários ou logotipos de referências, etc;
- Use um chat ao vivo ou WhatsApp. Essa é uma forma acessível de entrar em contato com os clientes, em vez de ligar ou enviar e-mails.