conecte-se conosco

Música

Tangueiros in Concert fará temporada de apresentações gratuitas na internet

Avatar

Publicado

em

De 05 a 10 de abril de 2021, sempre às 20h30, ao vivo pelo Facebook, TANGUEIROS IN CONCERT apresenta o regente e pianista Pedro Henrique Calhaoque estará acompanhado pelos músicos Facundo Estefanelli no contrabaixo acústico, Israel Fogaça Jr. no violino, e Martin Lima no bandoneon. O projeto traz seis apresentações on lines, com repertório que valoriza a música instrumental. Os artistas são profissionais com formação musical em instituições reconhecidas no Brasil e no exterior.

Drama, paixão e sensualidade se misturam à trilha sonora do TANGUEIROS IN CONCERT que em 6 shows on lines, dos tangos mais conhecidos, interpretando obras de Carlos Gardel até a grande revolução liderada por Astor Piazzolla. Apresentando um repertório refinado de tangos, que inclui desde os clássicos de salão até milongas e romanza. Mesclando intensidade a elementos sonoros tipicamente latinos, o ritmo envolve os ouvintes e reúne apaixonados pelos quatro cantos do mundo. Sua origem deu-se na região do Rio da Prata, entre as cidades de Buenos Aires e MontevidéuO tango é considerado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.

 Em 2021, ano que integra as comemorações do centenário de nascimento de Astor Piazzolla, os shows TANGUEIROS IN CONCERT também prestam homenagem a este artista, destacando as composições com inovações do jazz.

O projeto é realizado com o apoio da Lei Federal Aldir Blanc, através do Edital ProAC Expresso LAB 39/2020da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e conta com o apoio cultural da Stephanou Cultural.

As lives TANGUEIROS IN CONCERT ocorrerão nos dias 05, 06, 07, 08, 09 e 10 de abril, sempre às 20h30, horário de São Paulo, gratuitamente, pelo Facebook no endereço: https://www.facebook.com/pedrohcalhao .

Um pouco mais sobre o músico:

Pedro Henrique Calhao trilhou os primeiros passos de sua formação pianística com a profa. Maria Mendes, em Cuiabá, MT, continuando posteriormente em São Paulo, com Alexandre Leite, Sonia Muniz de Carvalho e Helenice Audi. Como formação erudita complementar foi orientado por Heitor Alimonda e Leilah Paiva (PR), Paul Ruttman e Eric Ruebner, da Hartford University (NY), e novamente com Almeida Prado (SP). Durante sua formação acadêmica apresentou-se, em 1995, na Anglo Continental School de Londres, em 1997, na Tulane University de New Orleans, USA. Seu interesse pela música popular o levou a estudar improvisação jazzística com o maestro alemão, radicado em São Paulo, Frank Herzberg, e posteriormente em Londres com Tim Richards, no Morley College. Com sua paixão pelo tango, encantou o público portenho em diversas passagens por Buenos Aires e outras capitais do Brasil. Atua no campo da improvisação jazzística sob a orientação do maestro alemão, radicado em São Paulo, Frank Herzberg. Esteve na Rede Globo foi indicado ao prêmio “Talento Revelação 2006”, quando foi veiculada entrevista à Ana Maria Braga, coordenada pela jornalista Mariana Godoy. Participou, em 2006, do projeto “Clássicos de Domingo” realizado pelo Centro Cultural São Paulo com um concerto de obras variadas. Participou do curso de Musicologia da USP em 2007. Convidado pelo projeto “Música no Mube”, realizou dois concertos clássicos, com especial menção ao Memorial Argentina, em fevereiro de 2007. Atuou na Virada Cultural de 2007, com concerto no Memorial da América Latina. Em 2009 apresentou-se no projeto “Piano na Praça”, tocando obras de Astor Piazzolla, ao lado do maestro argentino Pablo Ziegler. Venceu o concurso “Jovens Solistas” em 2010, e recebeu, como prêmio, um Concerto Solo com a Orquestra Sinfônica da UNESP. Em 2011 estudou no Morley College, em Londres, como convidado de Tim Richards, na classe de Piano Jazz III. Apaixonado pela música brasileira e argentina, descobriu a riqueza da linguagem tangueira ouvindo o maestro Horácio Salgan em gravações memoráveis. Priorizando a obra de Piazzolla, criou e lidera os grupos Tangueiros in Concert, e ‘’Cabaret Vintage”, com turnês por várias cidades brasileiras. Como recitalista, apresenta-se continuamente pelo Brasil, incluindo as cidades de Cuiabá, São Paulo, Curitiba e Fortaleza. Desde 2018 vem sendo orientado pela profa. Maria José Carrasqueira. Dotado de grande versatilidade no trato com a linguagem musical, Pedro Henrique Calhao transita com naturalidade pelo repertório do piano clássico e popular. Em 2018 por ocasião das comemorações dos 300 anos de fundação da cidade de Cuiabá, MT, foi solista do “Concerto Tricentenário”, em estréia mundial, do compositor brasileiro Jether Garotti Júnior, composto em homenagem aos 300 anos de

Cuiabá, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, sob a regência do maestro Fabricio de Carvalho. Atualmente estuda a obras clássicas com Zezé Carrasqueira. Em 2020, recebeu o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural Maestro Carlos Gomes, e é membro Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino, em São Paulo, SP.

FICHA TÉCNICA:

Regente e Pianista: Pedro Henrique Calhao

Contrabaixista: Facundo Estefanelli

Violinista: Israel Fogaça Jr.

Bandoneonista: Martin Lima

Curador Musical: Ernani Calhao

Gravação e Transmissão de Mídias: Mardonio

Assessoria de Imprensa: Vinícius Belo Relações Públicas

Produtora Executiva: Sabrina Stephanou – Stephanou Cultural

Temporada: 05, 06, 07, 08, 09 e 10/04

Horário: 20h30 (horário de São Paulo)

Categoria: Livre

ASSISTA GRÁTIShttps://www.facebook.com/pedrohcalhao

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clip

Carvel fala sobre amor em tempos de crise em novo clipe

Avatar

Publicado

em

Da dor, nasce o amor. É piegas, mas não há como negar que em tempos de crise, poder contar com o amor de alguém ajuda na superação. Não apenas o amor romântico, mas sim,  o sentimento que transforma vidas. E é sobre essa força que fala o clipe “Primeiro Lugar”, da Carvel (SP). Presente no disco de estreia, Absorto (2020), a canção é a única acústica – e esperançosa – do trabalho.

Apesar de não gostarmos muito de falar de amor nas músicas, sabemos o quanto ele pode mexer conosco e nas relações que temos com as pessoas no geral, e essa música fala bastante sobre isso: ter coragem de se entregar mesmo quando não sabemos o que vai acontecer e se vai dar tudo certo. É sobre não ter medo de se mostrar vulnerável e viver, simplesmente pelo fato de que queremos fazer isso. Afinal, quantos momentos bons deixamos de ter por receio de viver os ruins?”, explica Guilherme, vocalista e guitarrista.

Completamente produzido pela Carvel, da concepção do roteiro até a gravação e edição do clipe, o vídeo traz a cara da banda, que considerou a experiência divertida e desafiadora.

“A maior dificuldade foi passar a mensagem que a música tem de uma maneira que fosse clara e objetiva, e ao mesmo tempo causasse impacto e reflexão em quem está assistindo. É a única acústica que fala de amor em um álbum mais pesado e ‘dark’. Esse trabalho vem para somar na divulgação do álbum antes de entrarmos na reta final da mesma e começar a gravar o próximo disco.”, analisa Guilherme. 

O lançamento do clipe “Primeiro Lugar” faz parte da divulgação do álbum “Absorto”, que também contou com os vídeos “Deserto” e “Imensidão”. Desde 2015 na estrada, a Carvel traz também na discografia o EP “Descubra” (2016). Fazem parte da banda os músicos Guilherme Monteiro Avelino (voz e guitarra), Lucas Lima Argenton (guitarra) e Victor de Rezende Gonzales (baixo).

O vídeo contou com a atuação de Ana Beatriz Mazzini e Guilherme Monteiro Avelino. O clipe foi gravado, editado e dirigido por Breath Produções, com concepção de roteiro e atuação por Carvel, acompanhados por Murilo Pinheira, ex-baterista da banda.

Assista “Primeiro Lugar”: https://youtu.be/1PYs227ohTE

Acompanhe a Carvel

Facebook:  https://www.facebook.com/bandacarvel/

Instagram: https://www.instagram.com/carvelrock/

Twitter: https://twitter.com/CarvelRock

YouTube: https://www.youtube.com/bandacarvel

Continue lendo

Lançamento

Danilo Penteado convida César Lacerda em bossa “Nova Oração”

Avatar

Publicado

em

O multi instrumentista Danilo Penteado segue revelando os sambas que vem compondo e lançando durante a pandemia com colaborações célebres – nomes como Carlos Rennó, Maurício Pereira, Luiz Tatit, Ná Ozzetti, Romulo Fróes e Alice Coutinho surgem como vozes ou co-autores. Agora, o músico muda o tom e canaliza a bossa em “Nova Oração”, retomando a parceria com o cantor e compositor César Lacerda em um lançamento do selo YB Music.

Ouça “Nova Oração”: https://smarturl.it/NovaOracaoSingle

A letra de “Nova Oração” é uma prece, escrita por Daniel Muller. Entre versos que remetem à poética da bossa nova – aludindo ao movimento das coisas e o ritmo da natureza, os autores clamam a Jobim (o Tom) e João (o Gilberto) que olhem por nós. Os versos se destacam nesse arranjo minimalista, combinando apenas violão e piano e sem percussão.

“Nova Oração é uma bossa nova clássica que homenageia Tom Jobim e João Gilberto. A união desses dois artistas criou, na década de 60,  uma possibilidade de Brasil que ainda nos inspira e dá esperança. O minimalismo do arranjo evoca o estilo dos mestres, com o violão tocando a emblemática batida de João e o piano fazendo contracantos jobinianos. A letra, cantada pela voz inspirada de César Lacerda,  pede para que eles orem pelo nosso país nesse momento tão difícil”, resume Penteado.

Assista ao clipe  “É a esperança”: https://youtu.be/rH75o-_8lDE

Como as demais produções dessa série de lançamentos, a nova faixa foi toda gravada remotamente. Danilo gravou o violão; Muller tocou piano; e César Lacerda aproveitou o tom de homenagem para se inspirar nas divisões rítmicas de João Gilberto. Buscando a qualidade de som que estivesse à altura dos homenageados, a faixa foi mixada pelo Fábio Barros e masterizada na Inglaterra por Pete Maher (Damien Rice, Nick Cave and the Bad Seeds, Jack White, Rolling Stones).

Assista ao clipe “Ornitologia”: https://youtu.be/-e7YlNK6O5Q

Uma criação inquieta e estudiosa marca a obra de Danilo Penteado, cujo trabalho passa por projetos premiados e renomados como o Quatro a Zero, Palavra Cantada e SINAMANTES, além de dividir palco com muitos outros artistas.

Danilo fez sua estreia solo com o disco “Ling Leng” (2019), onde aperfeiçoou as habilidades usadas nesse projeto de sambas que serão reunidos em um álbum. O músico está gravando quase todos os instrumentos (exceto bateria e percussões), mixando em casa e convidando intérpretes para cantá-los, cada um trazendo uma identidade. “Nova Oração” está disponível em todas as plataformas de streaming via YB Music.

Ouça “Nova Oração”: https://smarturl.it/NovaOracaoSingle

 

 

Ficha técnica

Composição: Danilo Penteado e Daniel Muller

Voz: César Lacerda

Violão: Danilo Penteado

Piano: Daniel Muller

Mixagem: Fábio Barros

Masterização: Pete Maher

Continue lendo

Lançamento

Cantora e compositora sul-baiana, Eloah Monteiro, lança primeiro disco de sua carreira e aborda questões sociais, amor e autoestima

Avatar

Publicado

em

A artista ilheense Eloah Monteiro lançou, na última sexta-feira, dia 16 de abril, seu álbum de estreia, intitulado “Em Primeiro Lugar”. No dia mundial pelo cuidado com a voz, o projeto vem para celebrar o encontro da artista com sua principal ferramenta de empoderamento e transformação: cantar!

Com 12 faixas, o disco aborda de uma forma leve, e, muitas vezes descontraída, os dilemas amorosos, posições políticas e experiências que contribuem na construção da visão de mundo da artista.

Dona de uma musicalidade que vai da cantoria ao afoxé, passando pelo samba, blues e batidas  eletrônicas, Eloah Monteiro dá a volta por cima dos sentimentos de inferioridade e impotência provocados pelo preconceito e exalta a música da mulher negra sul-baiana. O nome do disco carrega o sentido de auto conhecimento, amor próprio e autoconfiança

“Ao longo da minha carreira, muitas vezes, me deixei levar pelos casos de preconceito e invisibilização que me atingiam, subestimando o poder e a repercussão que o meu trabalho tinha na vida das pessoas. Hoje tenho outra visão de sucesso, tenho o ‘melhor trabalho do mundo’ nas mãos e sinto que ganhei até mesmo de mim nessa luta contra o autoboicote. Estou ao lado das pessoas que acreditam na minha música, me coloquei ‘Em Primeiro Lugar’ e tudo se transformou”, diz a artista.
Com direção musical da também percussionista Ticiana Belmonte, baixo de Vanessa Chalup, e participações como a de Laís Marques, premiada como melhor intérprete do Festival Nacional da Canção em 2019, entre outros músicos de peso do Litoral Sul da Bahia. A captação foi realizada nos estúdios Canoa Sonora, Lukas Horus e Mr. Lagos, este último sendo responsável também pelos processos de mixagem e masterização do álbum.

Abordando muitas experiências pessoais, desde decepções diante do machismo, altos e baixos do amor para uma mulher preta, Eloah espera que o trabalho possa ser bem explorado.

“O disco tem canções atemporais, que precisam ser entregues também em outros momentos, em apresentações ao vivo, mesmo que online, e vai acontecer ainda este semestre. Participações em festivais, programas de TV, rádio também estão previstas. Vamos difundir este trabalho ao máximo, além de lançar um clipe inédito, previsto para o segundo semestre de 2021”, finaliza.

“Em Primeiro Lugar” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Continue lendo

TENDÊNCIA