Home Esportes Talento brasiliense da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é exemplo de dedicação aos estudos
Esportes

Talento brasiliense da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é exemplo de dedicação aos estudos

Envie
Default Featured Image
Envie

Em poucos meses, a rotina do nada, pedala e corre já começa a mostrar resultados no Centro Olímpico e Paralímpico do Parque da Vaquejada, em Ceilândia, Distrito Federal. Um dos talentos descobertos no núcleo brasiliense da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, a pequena Laura Rosendo Laurentino Barreto, de 9 anos, é um exemplo do impacto do esporte no desenvolvimento infantil.

Laurinha, como é conhecida entre os colegas, já participou de vários projetos sociais voltados para o esporte, como o de bombeiro mirim e atletismo no Parque Olímpico e Paralímpico. Ingressou na Escolinha de Triathlon por meio da escola onde estuda, e se apaixonou pelo esporte.

“A Laura tem chamado muito a atenção nas aulas. Corre bastante, pedala bem e a cada dia aprimora a natação”, aponta o professor Nildomar Valadares dos Passos.

O amor pelo esporte vem de família. A mãe de Laura, Jussânia Laurentino Carlos da Silva, 35 anos, foi jogadora de handebol. Hoje, trabalhando com divulgação por meio de carro de som, incentiva a filha para que tenha mais oportunidades. Acima de tudo, Jussânia destaca a dedicação maior de Laurinha aos estudos, desde que ingressou no projeto.

“Ela gosta de estudar. Sempre falou que seria professora. Percebemos uma dedicação ainda maior à escola, agora, porque o treinador sempre reforça a importância de manter boas notas”, explica Jussânia. “Espero que ela continue assim, e siga em frente no esporte, também. O que eu procuro ensinar a ela é que sempre procure ser uma pessoa melhor.”

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Promover uma educação de qualidade por meio do esporte é uma das grandes missões da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Também é um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Em Ceilândia, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Esco.t Escolinha de Talentos e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal. A SulAmérica é a patrocinadora do projeto.

Botafogo oficializa contratação de Davide Ancelotti como novo técnico

Botafogo oficializa contratação de Davide Ancelotti como novo técnico

Leia Mais
TV Brasil transmitirá jogos da seleção feminina na Copa América

TV Brasil transmitirá jogos da seleção feminina na Copa América

Leia Mais
Arthur Elias admite favoritismo do Brasil na Copa América

Arthur Elias admite favoritismo do Brasil na Copa América

Leia Mais
Regata Vela do Amanhã homenageia velejador Mauro Dottori

Regata Vela do Amanhã homenageia velejador Mauro Dottori

Leia Mais
Brasileiro de C30 acirra disputas na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Brasileiro de C30 acirra disputas na 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval

Leia Mais
Envie