Conecte-se conosco

BA

Sustentabilidade em edificações de Salvador é tema de encontro virtual nesta terça (29)

Publicado

em

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), e em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) realiza, nesta terça-feira (29), o 1º Encontro sobre Ações para Sustentabilidade em Edificações de Salvador. A atividade visa apresentar práticas mais sustentáveis para o desenvolvimento urbano e promover um diálogo sobre o papel das edificações na mitigação dos efeitos da crise climática na capital.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O evento será aberto ao público e as inscrições devem ser feitas até esta segunda (28), pelo endereço bit.ly/ encontro_acoes_sustentaveis – o link também está disponível na bio do perfil da Secis no Instagram . No primeiro momento do evento será lançado o e-book  “Introdução às soluções verdes e baseadas em ecossistemas nas edificações”. A obra é fruto de uma parceria entre a Secis e o Projeto Apoio ao Brasil na Implementação da sua Agenda Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (ProAdapta), liderado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Espécie de catálogo com 48 soluções simples e práticas que podem ser implementadas em edificações de Salvador, o e-book traz também uma contextualização inicial sobre a adaptação baseada em ecossistema. Algumas das soluções que podem ser encontradas no livro são a possibilidade de construir grandes aberturas, ou grandes janelas, para permitir a ventilação natural cruzada nas edificações e a implantação de paredes verdes, os chamados jardins verticais, que melhoram não apenas a estética, mas reduzem a temperatura do ambiente, possibilitam a existência de uma microfauna e uma série de outros benefícios.

Após o lançamento, a publicação poderá ser acessada pela população por meio do site da Secis. “Esse e-book é parte de uma série de iniciativas sustentáveis que a Prefeitura, através da Secis, vem desenvolvendo em parceria com instituições internacionais ao longo desses anos. É uma conquista para Salvador, que tem se tornado referência nessa agenda. As parcerias também nos apoiam com a contratação de consultorias para a realização de projetos e estudos em temáticas de interesse da prefeitura, a exemplo do estudo que está sendo feito sobre os impactos da mudança do clima no setor de turismo e o estudo de infraestrutura verde e adaptação baseada em ecossistemas, este resultou no caderno que iremos apresentar”, explica a titular da Secis, Edna França.

Debate – Além do lançamento do livro, o encontro também terá um segundo momento de debate envolvendo o setor privado e a academia para falar sobre os desafios e oportunidades para a inserção das soluções na cidade e um terceiro momento para a apresentação do programa develoPPP da GIZ, que vai disponibilizar um financiamento de até 2 milhões de euros para projetos com o viés do desenvolvimento sustentável.

“É importante discutir esse tema das ações para a sustentabilidade em edificações, pois as mudanças climáticas são um problema que estão aí, não há como negar. Já sentimos na pele as alterações do clima, por meio da mudança do regime de chuva e de temperatura, entre outros impactos. E é nas cidades que esses impactos acabam sendo maiores e mais sofridos porque a maior parte da população mora na cidade. Quando temos uma chuva torrencial no campo, os impactos não são tão grandes como os ocasionados na cidade, com o risco iminente de mortes”, conta Martha Schoeler, consultora independente contratada pela GIZ.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Parceria – Os trabalhos entre a Prefeitura e a GIZ foram iniciados em 2018, e diversos produtos já resultaram dessa parceria, a exemplo do Painel Salvador Mudança do Clima e publicação de diversos artigos. Grande parte desses produtos tem foco no preparo ou adaptação de nossa cidade para o enfrentamento da crise climática por meio de recursos ecossistêmicos.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA