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Supermercados ganham força como espaço de escolha e experimentação do consumidor

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A jornada de compra do consumidor brasileiro deixou de ser linear. Entre marcas tradicionais e a praticidade oferecida pelos canais de venda, especialmente os supermercados, a escolha final depende cada vez mais da categoria do produto e da experiência oferecida pelo ponto de venda. A análise é do presidente da ASSERJ (Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro), Fábio Queiróz, com base em dados recentes do Worldpanel by Numerator.

 

Segundo o estudo, em categorias indulgentes como biscoitos, snacks e refrigerantes, o consumidor se mostra mais disposto a experimentar novas marcas: ele tem 4,2 vezes mais chance de trocar de marca do que de canal. Já em produtos recorrentes e essenciais, como queijo e creme dental, a tendência se inverte — a lealdade à marca é 0,6 vez maior, indicando que o consumidor está disposto até a mudar de supermercado para garantir o produto que prefere.

 

“O que vemos hoje é um consumidor muito mais pragmático, que decide onde comprar não apenas com base no preço, mas também na conveniência, experiência e confiança no canal. Os supermercados deixaram de ser apenas locais de abastecimento para se tornarem pontos estratégicos de decisão de compra”, destaca Fábio Queiróz.

 

Esse novo comportamento reforça a necessidade de estratégias personalizadas por parte dos varejistas. De acordo com Queiróz, o consumidor médio visita cerca de 9,2 canais diferentes ao longo do mês, o que exige dos supermercados uma operação impecável — desde o atendimento até a curadoria de sortimento. “A tecnologia tem sido um diferencial competitivo. Programas de fidelidade, integração digital e personalização da experiência de compra estão se tornando determinantes na escolha do canal”, avalia.

 

Para as marcas, o desafio está em equilibrar valor percebido, acessibilidade e oferecer uma jornada eficiente e harmoniosa nos diferentes canais. Afinal, o consumidor, hoje, transita pelo digital e físico antes de decidir a compra. Muitos, por exemplo, pesquisam no digital e realizam ou finalizam a compra na loja física. O levantamento aponta que, no segmento premium, cresceram aquelas que souberam adaptar sua estratégia, usando canais certos e promoções pontuais para ampliar o acesso, sem perder o posicionamento.

 

“O consumidor está mais dinâmico e menos previsível. Ele não pensa mais apenas no produto, mas no momento da compra como um todo. E, para isso, não utiliza apenas um canal. Por isso, quem entender essa jornada com profundidade — seja indústria ou varejo — vai largar na frente em um mercado cada vez mais competitivo”, conclui Queiróz.

 

Sobre a ASSERJ

Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros, marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.

 

Mais informações: https://asserj.com.br/

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