Os supermercados fluminenses continuam aquecendo o mercado de trabalho em 2025. Segundo dados do Novo Caged, o setor abriu 754 vagas formais no estado do Rio de Janeiro em junho, saldo entre contratações e demissões. Este foi o quinto mês consecutivo de resultados positivos, além de representar o melhor desempenho para o mês de junho desde 2010, quando haviam sido abertas 814 vagas. O resultado também superou o observado em junho do ano passado, quando o saldo foi de 683 vagas.
Com esse resultado, o Rio de Janeiro teve o segundo melhor desempenho do país no mês, atrás apenas de São Paulo, que registrou a abertura de 1.301 vagas. No cenário nacional, o setor supermercadista abriu 4.647 vagas formais no mês. Foi o quinto mês seguido de crescimento, mas, ao contrário do Rio, abaixo do registrado em junho de 2024, quando haviam sido criados 6.806 postos de trabalho. Todas as regiões brasileiras tiveram desempenho positivo, com 22 das 27 unidades da federação apresentaram saldo de contratações em junho.
No acumulado do primeiro semestre, os supermercados do Rio de Janeiro contabilizam um saldo de 2.450 vagas abertas — melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2007, e mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2024 (989 vagas). Na comparação com os demais estados, o Rio novamente ficou em segundo lugar, atrás de São Paulo, que abriu 5.636 vagas no semestre. No total do país, o setor supermercadista gerou 15.695 postos de trabalho formais no primeiro semestre. Todas as regiões tiveram saldo positivo, com destaque para Sudeste, Sul e Centro-Oeste, onde todos os estados criaram vagas, com exceção do Espírito Santo (-615). O desempenho foi mais que o dobro do acumulado no primeiro semestre de 2024 (6.540 vagas abertas).
Para o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, os números confirmam a relevância do setor para a economia do estado. “Os supermercados seguem sendo um importante motor de geração de empregos, não apenas pela sua capilaridade, mas também pelo dinamismo e pela capacidade de adaptação às demandas da população”, avaliou.
O presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, destacou o desempenho histórico do semestre. “Mais que dobrar o saldo de vagas em relação ao ano passado mostra a força do nosso setor, que investe continuamente na qualificação das equipes e na ampliação dos serviços para atender cada vez melhor o consumidor fluminense”, afirmou.
Sobre a ASSERJ
Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro – ASSERJ, mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a ASSERJ atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a ASSERJ adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor.
Mais informações: https://asserj.com.br/
Instagram: @asserjsupermercados
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/asserjsupermercados/