Home Notícias STF: Moraes dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda
Notícias

STF: Moraes dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda

Envie
STF: Moraes dá dez dias para INSS ter plano para revisão da vida toda
© Marcello Casal JrAgência Brasil
Envie

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresente, em dez dias, um plano para realizar a chamada revisão da vida toda em aposentadorias. O prazo começa a contar nesta sexta-feira (3).

A revisão da vida toda foi autorizada em dezembro, quando o Supremo reconheceu o direito de recalcular benefícios de aposentados, encerrando décadas de disputas judiciais.

Pela decisão, a revisão pode ser solicitada por aposentados e pensionistas que começaram a contribuir para o INSS antes de julho de 1994, mês de criação do Plano Real, e que se aposentaram entre 1999 – quando o governo alterou as regras de cálculo dos benefícios após fazer uma reforma da Previdência –, e a reforma da Previdência de 2019.

O INSS, contudo, pediu ao Supremo para suspender o andamento dos processos judiciais sobre o assunto, pois não teria, atualmente, possibilidades técnicas de recalcular as aposentadorias com base na nova regra. A autarquia estimou que o procedimento deve envolver 51 milhões de benefícios ativos e inativos.

Uma das dificuldades apresentadas foi que os sistemas atuais do Dataprev não preveem o cálculo considerando salários anteriores a julho de 1994, sendo necessárias mudanças tecnológicas que viabilizem o procedimento. Isso num momento em que a fila atual de beneficiários à espera de cálculos previdenciários chega a 5 milhões de pessoas, frisou o órgão.

Moraes reconheceu as dificuldades técnicas, mas afirmou que a decisão do STF não pode ficar sem resultado prático. “De fato, milhões de beneficiários da Previdência Social aguardam há anos por uma resposta do Poder Judiciário, em matéria relacionada a direitos fundamentais básicos, ligados à própria subsistência e à dignidade da pessoa humana”, escreveu ele na decisão.

O ministro acrescentou que “é preciso que a autarquia previdenciária requerente informe de que modo e em que prazos se propõe a dar efetividade ao entendimento definido” pelo STF. Somente após receber e analisar o plano é que decidirá sobre o pedido de suspensão dos processos, afirmou Moraes, que é o relator do recurso em que o tema foi julgado.

Agência Brasil

Justiça mantém prisão da dupla que furtou alemães em Copacabana

Justiça mantém prisão da dupla que furtou alemães em Copacabana

Leia Mais
Defesa Civil de São Paulo alerta para temporais em parte do estado 

Defesa Civil de São Paulo alerta para temporais em parte do estado 

Leia Mais
Polícia de SP prende suspeito de morte de torcedor do Cruzeiro

Polícia de SP prende suspeito de morte de torcedor do Cruzeiro

Leia Mais
Projeto Arte como Instrumento de Transformação Social realiza exposição em homenagem ao The Town no Senac Jabaquara

Projeto Arte como Instrumento de Transformação Social realiza exposição em homenagem ao The Town no Senac Jabaquara

Leia Mais
MPF cobra ações para localizar acervo de Chico Mendes

MPF cobra ações para localizar acervo de Chico Mendes

Leia Mais
Envie