Home Estilo e Vida Saúde STF decide sobre lei de sala de descanso para enfermeiros em São Paulo
Saúde

STF decide sobre lei de sala de descanso para enfermeiros em São Paulo

Envie
enfermeiras em hospital de campanha
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Envie

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar a legalidade da lei paulista que obriga hospitais públicos e privados a disponibilizarem salas de descanso para enfermeiros. A votação atualmente está em 2 a 1 pela suspensão da norma, que está sendo contestada pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). A CNSaúde alegou que a lei é inconstitucional, pois invade a competência da União para legislar sobre obrigações para empregadores.

A Lei 17.234 foi sancionada em janeiro de 2020 pelo ex-governador Rodrigo Garcia e estabelece a criação das salas de descompressão, espaços para os profissionais descansarem após o atendimento de emergência. Durante o julgamento, o relator do caso, ministro Edson Fachin, votou pela validade da lei. Segundo ele, a Assembleia de São Paulo pode legislar sobre a matéria, já que não trata de regime de trabalho, questão de competência da União.

Porém, o ministro Alexandre de Moraes abriu a divergência e entendeu que a lei é inconstitucional. Para ele, é responsabilidade do Legislativo federal criar as regras, mesmo no caso de enfermeiros de hospitais públicos. O entendimento foi seguido pelo ministro André Mendonça. A sessão foi encerrada e será retomada no dia 22 de fevereiro.

 

Com informações da Agência Brasil

Inscreva-se para receber notícias sobre Saúde

Envie

RBN Stories