Siga-nos nas Redes Sociais

Política

Stella Braga Expõe Abusos de Poder e Fragilidade Democrática no Brasil

Publicado

em

Stella Braga Expõe Abusos de Poder e Fragilidade Democrática no Brasil
Foto divulgação

A ativista política Stella Braga fez duras reflexões sobre os desafios enfrentados pela democracia brasileira, apontando abusos de poder e a crescente polarização como obstáculos à aplicação dos ideais democráticos. Em um cenário marcado por controvérsias no Supremo Tribunal Federal (STF) e ações de lideranças políticas que contradizem seus discursos, Stella afirma que “o Brasil vive uma democracia fragilizada, que não reflete plenamente os princípios do governo do povo.”

Stella critica STF e Bolsonaro em debate sobre democracia brasileira

Entre os focos das críticas está o ministro Alexandre de Moraes, acusado de concentrar funções incompatíveis com o Estado de Direito. “Ele atua como vítima, investigador, juiz e executor, desrespeitando as normas constitucionais”, critica Stella, destacando que essa centralização alimenta a desconfiança no sistema judiciário.

Ativista discute abusos de autoridade, polarização e desafios éticos no cenário nacional

No campo político, as polêmicas também não são poucas. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente se posiciona como defensor da liberdade, é acusado de abandonar seus seguidores e de fomentar discursos polarizadores. A referência aos episódios do 8 de janeiro e a recentes atentados na Praça dos Três Poderes reforçam o alerta sobre o impacto da radicalização. “Ele estimula, mas não se responsabiliza. Isso é perigoso”, avalia Stella.

As tensões também aumentam com denúncias sobre aliados bolsonaristas que planejavam atos violentos contra figuras públicas. Segundo Stella, banalizar tais comportamentos só agrava a polarização. “Planejar não é crime? O Brasil está perdendo o fio condutor da justiça em meio a discursos extremados”, ressalta.

Por outro lado, a liderança do presidente Lula, marcada por escândalos de corrupção, também é alvo de críticas. Para Stella, a perpetuação de figuras polêmicas no poder evidencia um sistema que privilegia poucos em detrimento de muitos. “A verdadeira democracia exige instituições fortes, líderes éticos e transparência em todos os níveis.”

Stella Braga conclui suas reflexões com um chamado à ação: “A mudança não virá apenas dos políticos. O povo precisa exigir justiça e transparência para resgatar o ideal democrático no Brasil.”

Governo mantém críticas após 4ª versão do PL Antifacção de Derrite Leia Mais

Governo mantém críticas após 4ª versão do PL Antifacção de Derrite

Lewandowski defende integração de dados de segurança com Mercosul Leia Mais

Lewandowski defende integração de dados de segurança com Mercosul

Lindbergh propõe mudança em regra de cassação de mandato por faltas Leia Mais

Lindbergh propõe mudança em regra de cassação de mandato por faltas

Gleisi: tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL Leia Mais

Gleisi: tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Licença-paternidade é avanço, mas ainda é desigual no cuidado infantil Leia Mais

Licença-paternidade é avanço, mas ainda é desigual no cuidado infantil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.