Muitos consumidores já passaram por uma situação onde iriam fazer alguma compra online e encontrou como um dos requisitos no site um formulário enorme para preencher. Além disso, dependendo de onde está ocorrendo a compra, a loja virtual pede para que o cliente entre em contato antes de efetuar a aquisição de algum produto.
Por ser uma situação chata e burocrática, muitas empresas estão deixando esse velho costume de lado e passaram a adotar a estratégia do marketing conversacional. Esse recurso tem como objetivo melhorar a comunicação entre as empresas e os clientes, mantendo uma relação mais duradoura entre a marca e o seu público.
Estratégia já faz parte das empresas
Rodrigo Xavier, CEO e fundador da Tag Center – startup que possibilita a criação de conexões para que os negócios ganhem escala – afirma que é possível manter essa relação próxima utilizando a tecnologia de inteligência artificial. “Dessa maneira conseguimos criar um diálogo real, personalizado e que esteja à disposição do cliente por 24 horas”, diz.
Pesquisa publicada no relatório The State of Lead Conversion in Marketing and Sales, revelou que 44% das empresas entrevistadas no ano passado já utilizavam ferramentas de marketing conversacional ou chatbots para a geração de leads, vendas e principalmente no atendimento.
Uso do marketing conversacional
É comum encontrar clientes que enviam mensagens para as empresas após o horário de expediente, com isso, alguns acabam ficando sem respostas, pelo fato de não contarem com ninguém disponível para atendê-lo. Porém, com o marketing conversacional aliado ao bot é possível resolver essa dor que muitas marcas encontram durante o seu atendimento.
“Através dessa estratégia conseguimos ter uma comunicação instantânea, oferecendo a possibilidade de os leads da empresa interagirem com ela em qualquer momento do dia, sem a necessidade de um atendente disponível para dar o retorno”, explica o CEO e fundador da Tag Center.
Além disso, com a estratégia de marketing conversacional da Tag Center, também é possível atualizar o cliente sobre os produtos que estão disponíveis no momento. “Cada empresa tem o seu estoque e seus produtos. Com isso, após algum cliente realizar a compra, a inteligência artificial irá atualizar automaticamente o que tem e o que não está disponível, fazendo com que o bot comunique o cliente em caso de falta de algum produto”, detalha Xavier.
O empresário destaca também que com a Tag Center, é tudo ligado e automático, conforme sai a venda, já é gerado o pedido e atualizado no estoque, no CRM, no ERP, entre outros.
Valores acessíveis
Geralmente, empresas que oferecem esse tipo de estratégia colocam um valor muito alto para oferecer o serviço personalizado ou ofertam pacotes bem restritos e que acabam não solucionando as dores da empresa.
O diferencial da Tag Center é justamente fornecer para a empresa um custo mínimo e o adicional pago pelo uso. “Ou seja, não precisa pagar equipe, estrutura, ferramentas. Assim, possui uma ferramenta personalizada, da forma como queria, pagando somente pela demanda”, salienta Rodrigo.
Atualmente a Tag Center conta com planos acessíveis, sendo um deles gratuito com apenas um usuário e algumas funções, o intermediário no valor de R$ 297,00 por mês. Além disso, também existe a possibilidade do pacote mais avançado com mais funções, podendo adquirir pacotes adicionais.