Siga-nos nas Redes Sociais

Bahia

SPM inicia ciclo de palestras sobre prevenção à mortalidade materna em Lauro de Freitas

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Mulheres gestantes e em idade reprodutiva tiveram acesso a medidas de prevenção e iniciativas da Prefeitura de Lauro de Freitas para enfrentar esse desafio, durante o primeiro ciclo de palestras da série “Lauro na luta pela redução da mortalidade materna”.

O evento idealizado pela Secretaria de Políticas Para Mulheres (SPM) foi realizado na manhã desta quinta-feira (27), na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga, em alusão ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, 28 de Maio.

Em 2020 Lauro de Freitas registrou cinco mortes maternas. Nos primeiros cinco meses de 2021, o município registrou outras duas vítimas, segundo dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA).

Durante o encontro, Juçara Neves, titular da SPM, destacou cuidados essenciais para preservar a vida de mulheres, além de ressaltar o trabalho de conscientização desenvolvido pela pasta.

“Inicialmente estamos fazendo essa série de palestras para mostrar a importância de as mulheres buscarem atendimento nas unidades de saúde, para que possam se cuidar e cuidar dos seus filhos. A nossa secretaria está à disposição, em parceria com outras secretarias, como a de Saúde, para atender a essas mulheres”, destacou.

As principais complicações, que representam quase 75% de todas as mortes maternas, são: hipertensão (pré-eclâmpsia e eclampsia); hemorragias graves; infecções, geralmente no pós-parto; complicações no parto e abortos inseguros.

“Para que a gente possa minimizar o perigo de vida dessas mulheres, o nosso investimento é em pessoal, na oferta de serviços, para atender a realidade dessas mulheres e cuidar da saúde delas e dos seus filhos”, disse o Augusto César Pereira, titular da SESA.

O município dispõe de uma rede de cuidados que vai do início precoce do pré-natal, atendimento pré-natal nas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de acompanhamento presencial, maternidade e com Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Na próxima terça-feira (1º), a palestra será ministrada na escola Municipal Felix Cardoso, em Portão, das 9h às 11h. Já no dia 16 de junho, a ação será na Escola Municipal Amauri Siqueira Montalvão, também das 9h às 11h.

Jornalista: Aina Soledad      

Foto:  Natanael Kiss

Governo da Bahia anuncia novas ações de infraestrutura, habitação e inclusão socioprodutiva para povos indígenas Leia Mais

Governo da Bahia anuncia novas ações de infraestrutura, habitação e inclusão socioprodutiva para povos indígenas

Visita técnica à Central de Jacobina fortalece implantação do Modelo de Gestão Compartilhada da Água em Ribeira do Pombal Leia Mais

Visita técnica à Central de Jacobina fortalece implantação do Modelo de Gestão Compartilhada da Água em Ribeira do Pombal

Divulgação Leia Mais

4ª Pescaria das Mulheres movimenta a Baía de Camamu com foco em sustentabilidade e protagonismo feminino

Foto: Carlos Alberto Leia Mais

Vice-governador Geraldo Júnior destaca importância do II Fórum Internacional de Ciências Policiais

Imprensa Leia Mais

Republica: Mais do que um conceito, uma prática necessária Significado nos sistemas constitucionais dos EUA e do Brasil

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.