A Splash Bebidas Urbanas, rede de cafeterias especializada em bebidas e alimentos prontos para o consumo, está dando início ao seu processo de internacionalização com a abertura da sua primeira unidade em Portugal. A escolha do país lusitano se dá pelo fit cultural próximo ao do Brasil e pela alta presença da comunidade brasileira, o que representa uma oportunidade estratégica para a marca.
Localizada na cidade do Porto, a primeira unidade da Splash fora do Brasil deve ser inaugurada ainda em 2024 e manterá o mesmo modelo de loja, com adaptações para atender à cultura local, incluindo a incorporação de produtos portugueses ao menu. Além disso, alguns produtos brasileiros, como pão de queijo, coxinha e brigadeiro, serão oferecidos aos clientes em Portugal, como forma de levar um pouco da origem da marca para lá.
“Temos planos de chegar a 30 unidades no país já no primeiro ano de atuação”, afirma o CEO da Splash Bebidas Urbanas, Lucas Moreira. Para essa primeira parceria, a rede buscou um franqueado brasileiro que residisse em Portugal, trazendo consigo o conhecimento da marca e o entusiasmo em fazer parte desse novo e importante momento da empresa.
A rede prevê um investimento significativo na empreitada de expansão internacional. “Estimamos investir aproximadamente R$ 15 milhões, que serão destinados à implantação dessas lojas ao longo do período, em Portugal”, reforça o executivo.
Expansão para outros países
Lucas afirma que o foco inicial é Portugal, mas que a rede não descarta explorar novos mercados, inclusive em países vizinhos. “Recebemos o interesse de parceiros para os Estados Unidos, além também de países mais próximos, como Chile, Uruguai e Paraguai”, afirma Moreira.
Em estudos recentes a Associação Brasileira de Franchising apontou um crescimento de 10% no processo de internacionalização de franquias brasileiras, com mais de 200 marcas em 126 nações. Segundo a pesquisa, os países com as maiores atuações de franquias brasileiras são justamente os Estados Unidos, Portugal e Paraguai.
Histórico e investimentos da cafeteria
A Splash foi fundada em São Paulo, pelo casal Brunna Farizel e Lucas Moreira, em 2018, e possui atualmente mais de 100 franquias em território brasileiro. Além de contar em seu quadro societário com o empresário Rogério Salume, fundador da Wine, maior e-commerce de vinho do mundo, em 2023 a rede anunciou a chegada da apresentadora Sabrina Sato também ao time. Pouco tempo depois, a empresa recebeu um investimento da Oriz Partners, que possui a XP Investimentos como sócia. Com o início da expansão internacional, a marca pretende dar continuidade à captação, a fim de atrair os olhares de outros potenciais investidores.