Após a aclamada reedição de seus quatro primeiros álbuns clássicos, o Spiritualized anunciou hoje as notícias de seu novo álbum de estúdio, Everything Was Beautiful, previsto para 25 de fevereiro de 2022 via Bella Union e disponível para pré-encomenda aqui. Para marcar a ocasião, a banda compartilhou um clipe para a faixa principal e abertura do álbum “Always Together With You” – assista AQUI – e anunciou a notícia de uma extensa turnê européia de março a maio, que inclui uma apresentação principal no Roundhouse de Londres.
Enquanto algumas pessoas implodiram no lockdown e no isolamento da epidemia, outras prosperaram. “Eu senti como se tivesse treinado para isso durante toda a minha vida”, diz J Spaceman.
Ele estava se referindo ao seu gosto pelo isolamento e quando você reformula a solidão como “bela solidão”, não é tão ruim. Ele caminhava por uma “Londres romana” vazia, onde “até as sereias pararam de cantar” e onde o mundo estava “cheio de cantos de pássaros e estranheza e sem rastos”. Ele usava o canto dos pássaros para ouvir e tentar entender toda a música que tocava em sua cabeça. As mixagens de seu novo álbum, um nono álbum de estúdio, ainda não estavam funcionando.
Spaceman toca 16 instrumentos diferentes em Everything Was Beautiful, que foi apresentado em 11 estúdios diferentes, bem como em sua casa. Ele também empregou mais de 30 músicos e cantores, incluindo sua filha Poppy, o colaborador de longa data e amigo John Coxon, seções de cordas e metais, coros e sinos, e sinos da Whitechapel Bell Foundry. Portanto, há muita coisa acontecendo.
“Havia tanta informação nele que o menor movimento iria desequilibrá-lo, mas andar em círculos é importante para mim. Não como se você estivesse perdendo o controle, mas dando voltas e mais voltas, e em cada revolução você se segura no que é bom a cada vez. Claro, você também comete erros, mas se apega a alguns deles também e é assim que você meio que… consegue. Bem, você chega lá.”
Eventualmente as mixagens chegaram lá e Everything Was Beautiful foi alcançada. O resultado é uma das gravações mais “ao vivo” que o Spiritualized lançou desde o álbum Live At The Albert Hall de 1998, na época de Ladies & Gentlemen, We Are Floating In Space.
A faixa de abertura “Always Together With You” é um retrabalho poderoso de uma faixa lançada originalmente em qualidade demo em 2014. Esta nova versão é uma música perfeita no estilo Spiritualized; uma música pop psicodélica de tirar o fôlego, onde temas de alto romance e viagens espaciais se chocam. Em “Best Thing You Never Had”, encontramos personagens que explodiram suas mentes, mas “nunca tiveram uma mente para explodir”, com instrumentação de apoio que soa como uma banda de cortejo fúnebre de Nova Orleans que bebeu a noite toda. É possível que esse som parecido com a era Exile dos Stones seja autobiográfico, mas talvez não. É difícil lembrar.
“Let It Bleed (For Iggy)’ traz complexidades românticas das intimidades emocionais, uma canção melosa que carrega a intensidade alimentada pelo coro. Um número country, “Crazy”, é ainda mais doce, uma balada lorazepam Tammy Wynette com backing vocals de Nikki Lane.
De todas as músicas de Everything Was Beautiful, as três contidas no lado b são as que já soam próximas à intensidade dos shows ao vivo do Spiritualized. A parte final do processo de gravação envolveu a adição de alguns clarinetes e vocais para “dar a tudo uma sensação de caos adequado”.
Spaceman escreveu a letra de “The Mainline Song” uma noite, enquanto assistia aos protestos acontecendo na América na TV. E se essa faixa é como dirigir seu carro muito rápido com a pessoa que você ama em uma cidade que você nunca esteve antes, então a seguinte música, “The A Song (Laid In Your Arms)”, está dirigindo para fora do limite do mundo. Um conto estupendamente épico de “palavras que são antigas como as colinas / cozidas em uma dieta de cogumelos e pílulas / O crime de um homem é a emoção de outro homem e nós vamos embora”, é uma canção montanhosa, um barulho glorioso; sax estridente, clarinetes, jazz livre, rajadas caóticas improvisadas, uma massa fervilhante de rock and roll do Spaceman, e seus sete minutos acabam cedo demais.
A última faixa (nove minutos) “I’m Coming Home Again” lembra a atmosfera de “Cop Shoot Cop” de Ladies and Gentlemen; uma melancólica, repetitiva, canção do pântano, crescendo e crescendo, estimulada por um coro para ficar mais profunda e sombria ao longo do tempo, com letras como: “Eu meio que estou farto de filosofia porque estou pensando que estou, mas estou falhando em estar”.
“A última faixa sempre foi o que o disco girou em torno. Eu queria que fosse quase como um dub, algo que simplesmente pairasse no ar. Ela se desenvolve bem devagar e parecia ser uma opção quase fácil de tornar uma coisa realmente gritante de forma livre, mas é meio contida meio que trava.” Ela trava, flutua e então acaba.
A capa é desenhada mais uma vez com Mark Farrow. Se você comprar o vinil, pode tirar uma caixa de comprimidos da manga, revelando uma folha de ouro por baixo, e montar a coisinha em relevo em Braille e colocá-la em algum lugar da casa. O box contém 8 delas. Literalmente um boxset. Parece mais bonito ao vivo. “Farrow e eu estávamos conversando sobre o que deveríamos fazer e apenas dissemos: ‘O disco se chama Everything Is Beautiful, como você poderia não tomar um comprimido?’”
Todas essas camadas, todos esses detalhes, as mixagens de um ano, o sentido de tudo e as vidas vividas dentro dessas letras; para alguém tão famoso por não confiar em suas próprias habilidades, isso não é uma coisa punitiva de se continuar fazendo? “Sim, mas eu gosto do que faço. Há uma fala de Jonathan Meades que fala sobre ter todos os atributos para ser um artista. ‘Paranóia, vaidade, egoísmo, bajulação, ressentimento, nulidade moral e mais idiota do que sábio idiota.’ “E é assim que parece, esse tipo de coisa. Você é seu pior inimigo e maior apoiador. “Há um ‘Claro que vale a pena. Sou eu’ e então esse tipo de dúvida profunda de ‘O que isso significa?’ ‘”E então ‘Por que isso é importante?’ E então saber que não há uma resposta fácil. Mas está aí. Eu sei que está aí.”
Lista de faixas de Everything Was Beautiful:
1. Always Together With You
2. Best Thing You Never Had
3. Let It Bleed (For Iggy)
4. Crazy
5. The Mainline Song
6. The A Song (Laid In Your Arms)
7. I’m Coming Home Again
Spiritualized Spring 2022 tour dates:
Quarta-feira, 2 de Março – Utrecht – TivoliVredenberg Grote Zaal ingressos
Quinta-feira, 3 de Março – Copenhagen – DR Studie 2 ingressos
Sexta-feira, 4 de Março – Oslo – Parkteatret iingressos
Sábado, 5 de Março – Gothenburg – Pustervik ingressos
Segunda-feira, 7 de Março – Berlin – Passionskirche
Terça-feira, 8 de Março – Hamburg – Laeiszhalle
Quarta-feira, 9 de Março – Cologne – Gloria
Quinta-feira, 10 de Março – Paris – La Gaîté Lyrique ingressos
Sexta-feira, 11 de Março – Brussels – Ancienne Belgique ingressos
Quinta-feira, 31 de Março – Dallas – Granada Theater ingressos
Sexta-feira, 1 de Abril – Austin – Scoot Inn ingressos
Domingo, 3 de Abril – Santa Fe – Meow Wolf ingressos
Segunda-feira, 4 de Abril – Denver – Ogden Theatre ingressos
Terça-feira, 5 de Abril – Salt Lake City – The Commonwealth Room ingressos
Quinta-feira, 7 de Abril – Seattle – Neptune ingressos
Sexta-feira, 8 de Abril – Portland – Revolution Hall ingressos
Sábado, 9 de Abril – Vancouver – Commodore Ballroom ingressos
Quinta-feira, 28 de Abril – Bath – The Forum tickets
Sexta-feira, 29 de Abril – Cambridge – Corn Exchange tickets
Sábado, 30 de Abril – Brighton – Dome tickets
Segunda-feira, 2 de Maio – Birmingham – Symphony Hall tickets
Quarta-feira, 4 de Maio – Gateshead – Sage ingressos
Quinta-feira, 5 de Maio – Glasgow – Galvanizers Yard ingressos
Sábado, 7 de Maio – Dublin – Olympia Theatre ingressos
Domingo, 8 de Maio – Manchester – Bridgewater House ingressos
Segunda-feira, 9 de Maio – Nottingham – Royal Concert Hall tickets
Terça-feira, 10 de Maio – London – Roundhouse tickets