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Saúde

Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil divulga orientações atualizadas para o TEA

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Pixabay
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Diretrizes reforçam práticas de diagnóstico, intervenção e inclusão escolar,
com destaque para a atuação de profissionais capacitados 
 
A Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI) acaba de acender uma luz para famílias e profissionais que atuam com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com a publicação de novas diretrizes, a SBNI reafirma seu compromisso com práticas baseadas em evidências, abrindo um caminho mais claro para o diagnóstico, a intervenção e o apoio ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. 
Para a Dra. Renata Haddad, pedagoga, neuroeducadora e especialista em educação inclusiva, essas orientações são mais do que um avanço; são um chamado à ação. “É fundamental que profissionais da educação e da saúde estejam atualizados sobre o TEA. Essas recomendações auxiliam não apenas no diagnóstico, mas também na implementação de práticas pedagógicas inclusivas e eficazes, garantindo que cada criança tenha oportunidade de se desenvolver plenamente”, enfatiza Renata, que também é diretora clínica e idealizadora da Pluralità, uma clínica multidisciplinar, uma assessoria escolar e capacitação de professores e gestores escolares. 
As diretrizes da SBNI trazem pontos cruciais que merecem destaque, moldando uma abordagem mais coesa e humanizada: 
Prioridade ao Diagnóstico Clínico Precoce:  
A SBNI ressalta a grande importância do diagnóstico do TEA ser essencialmente clínico. Isso significa que ele se baseia na observação atenta do comportamento da criança e em conversas detalhadas com os responsáveis, seguindo critérios bem definidos. A ideia é identificar o TEA o mais cedo possível para iniciar as intervenções adequadas, pois não existem exames de laboratório que comprovem o diagnóstico. 
Avaliação abrangente e Multiprofissional:  
Um olhar cuidadoso e completo sobre o desenvolvimento neuropsicomotor da criança é indispensável. Isso inclui considerar seu histórico desde a gestação e o ambiente familiar. Ferramentas de rastreio como M-CHAT, CARS-2, ADI-R e ADOS-2, são aliadas importantes, mas sempre como complemento à avaliação de especialistas. 
Terapias baseadas em evidências:  
O Impacto Transformador da Intervenção Precoce: As diretrizes apontam para a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e modelos naturalísticos dela derivados como as abordagens com maior eficácia comprovada. Mais do que isso, a SBNI sublinha que a intervenção precoce é um elemento determinante para um bom prognóstico da qualidade de vida do indivíduo. Por isso, mesmo que ainda não se tenha um diagnóstico fechado de TEA, é de vital importância que a criança inicie as intervenções o quanto antes. A chave para o sucesso é uma terapia individualizada, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e, fundamentalmente, com o engajamento e treinamento ativo de pais e cuidadores. 
Alerta contra terapias sem comprovação:  
Em um movimento de proteção às famílias, a SBNI adverte severamente contra intervenções que não possuem respaldo científico. Dietas restritivas, ozonioterapia, uso indiscriminado de suplementos ou canabidiol (sem indicação médica específica) e terapias com células-tronco são citadas como práticas que podem trazer mais riscos financeiros e físicos do que benefícios reais. 
Tratamento medicamentoso para comorbidades, não para o TEA em si:  
É esclarecido que não há medicação que trate os sintomas centrais do TEA. No entanto, fármacos podem ser importantes aliados no manejo de comorbidades frequentemente associadas, como irritabilidade, TDAH, distúrbios do sono e ansiedade, sempre sob acompanhamento médico rigoroso. 
Evitando confusões: Fatores que podem confundir os sinais do TEA: 
Profissionais são incentivados a estarem atentos a elementos externos, como a vulnerabilidade social e o uso excessivo de telas. Esses fatores podem, por vezes, confundir com sintomas do TEA, e uma análise cuidadosa ajuda a evitar diagnósticos equivocados, garantindo que cada criança receba o suporte correto para suas reais necessidades. Renata Haddad, com sua experiência em planejamento educacional e elaboração de projetos pedagógicos, salienta que a disseminação dessas diretrizes é um pilar para uma educação inclusiva de qualidade. Ao conectar o conhecimento científico às práticas diárias, a SBNI e profissionais como Renata estão pavimentando um caminho para que escolas, famílias e profissionais da saúde construam um ambiente mais acolhedor, estruturado e eficiente. O objetivo é claro: assegurar que cada criança com TEA tenha a oportunidade de florescer e desenvolver todo o seu potencial. 
 
Sobre Renata Haddad  
Renata Haddad é pedagoga, Neuroeducadora, Neuropsicopedagoga, especialista em educação inclusiva, analista do comportamento, mestranda em Neurociência. É diretora clínica e idealizadora da Pluralità, clínica multidisciplinar e assessoria em educação inclusiva – área voltada para a capacitação de professores e gestores escolares em inclusão escolar. É palestrante com experiência em planejamentos, monitoria e orientação de alunos. É responsável ainda pela elaboração de atividades interdisciplinares e desenvolvimento e implementação de projetos educacionais e pedagógicos.  
Sobre a pluralità:  
A Pluralità Assessoria Educacional e Inclusiva, fundada e dirigida pela pedagoga, neuroeducadora e neuropsicopedagoga Renata Gonzalez Cecato Haddad, é uma empresa especializada em formação de profissionais, atendimento clínico multidisciplinar e consultoria escolar voltada para a educação inclusiva. Com sede em São Paulo (Ipiranga), a Pluralità oferece uma solução integrada e única no mercado brasileiro: une a formação continuada de educadores, o atendimento terapêutico individualizado e a assessoria para implementação de práticas inclusivas em escolas públicas e privadas. Os serviços da Pluralità incluem cursos de formação continuada para professores e gestores escolares, com foco em Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolvimento de funções executivas, elaboração de Planos Educacionais Individualizados (PEI/PDI) e estratégias de inclusão baseadas em evidências científicas. A pluralità oferece também atendimento clínico multidisciplinar com psicologia, fonoaudiologia, terapia ABA, terapia ocupacional, psicopedagogia, neuropsicopedagogia e orientação familiar. Na consultoria, apoia escolas na adequação de espaços, formação de equipes e implementação de políticas inclusivas eficazes.  

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