Em virtude do momento epidemiológico que vive o município, decorrente do surto da Influenza H3N2, da variante Ômicron da Covid-19 e do surgimento do primeiro caso de dupla infecção simultânea por gripe e coronavírus (flurona), a procissão em homenagem a São Thomaz de Cantuária – padroeiro de Camaçari – que aconteceria na próxima sexta-feira (7/1), foi cancelada.
A decisão foi tomada em reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (4/1) entre representantes da Secretaria da Saúde (Sesau) e da Diocese de Camaçari. No entanto, a missa campal conforme programação divulgada anteriormente está mantida e ocorrerá na frente da Catedral de São Thomaz de Cantuária, localizada na Praça Desembargador Montenegro, às 17h.
De acordo com a Sesau, com o surto da H3N2 as unidades de urgência e emergência do município encontram-se com atendimento além da capacidade prevista, algumas já sem leitos de internamento. A situação se agrava pela ausência de vacinas contra a Influenza no país.
A Sesau pede que as pessoas que forem participar da missa campal mantenham as medidas sanitárias com o uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.
Participaram da reunião o padre Osmar Júnior, pároco da Catedral de São Thomaz de Cantuária; o secretário e subsecretário da Sesau, Elias Natan e Luiz Duplat, respectivamente; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa; a diretora da Vigilância à Saúde, Alcione Vasconcelos; a diretora da Atenção à Saúde, Elaine Teixeira; e representantes da comissão organizadora da festa em homenagem ao padroeiro.
Foto: Arquivo