Abrir um negócio na internet hoje em dia exige que você identifique uma oportunidade e seja persistente no sonho. Mas, além disso, é fundamental contar com tecnologia e ter um sistema de gestão que vai controlar as vendas, estoque, financeiro e área fiscal, tudo de forma integrada. Esse sistema fará o papel dos “olhos do dono” e será o braço direito dele para alcançar a sobrevivência do negócio.
Segundo pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, os softwares de gestão já estão presentes em 50% da administração de pequenas empresas. Esse ritmo é acompanhado pela plataforma Vendr (ecossistema de gerenciamento de diversas áreas de uma empresa), que vem se transformando no principal aliado para empreendedores brasileiros. O Vendr integra o Grupo IOB, smart tech que entrega conteúdo de legislação e sistemas de gestão contábil e empresarial.
Contar com um sistema que fornece ferramentas fundamentais para a administração e se adequar ao tamanho do seu negócio pode ser o ponto-chave para empreender no universo digital da maneira correta.
Confira cinco dicas de como o sistema de gestão pode ajudar a potencializar as suas vendas online.
1. Começando do zero: crie uma loja virtual pelo celularO Vendr ajuda desde os primeiros momentos, mesmo que o empreendedor tenha apenas um celular em mãos. A plataforma realiza a criação da loja e a coloca no ar. A loja virtual também pode ser sincronizada a outros sites e aplicativos de E-commerce, como um dos maiores market places da América Latina, o Mercado Livre, de um jeito que facilita a visão geral do empreendimento em um único painel de administração.
2. Emitir notas fiscaisA emissão de notas fiscais, muitas vezes, é uma das últimas coisas a ser pensada pelo empreendedor, o que pode ser um erro. Emitir as notas dentro dos padrões da Receita Federal é essencial para não ter problemas fiscais no futuro e, com o Vendr, isso é feito na palma da mão. A própria plataforma gera as notas de acordo com as normas fiscais vigentes, deixando o empreendedor livre deste tipo de preocupação.
3. Gestão de estoqueO dono do negócio só precisa realizar o cadastro dos produtos e, assim, a plataforma fará toda a gestão de vendas da loja, controlando a entrada e saída de produtos, indicando o que deve ser reposto ou não em estoque. E tudo isso com poucos toques no celular.
4- Gestão de comissão de vendedoresA plataforma lhe ajuda a administrar a comissão dos vendedores, fato que contribui para uma melhor gestão geral do negócio. Além disso, otimiza processos e o empreendedor ganha tempo para cuidar de outras necessidades.
5- Administrar as finançasQuem está começando a empreender nem sempre sabe como administrar corretamente as finanças de seu negócio e, por isso, o Vendr também assume as contas da loja com um sistema de controle financeiro eficiente. Fluxo de caixa, contas a pagar e receber e, até mesmo, indicadores de lucro e demais balanços financeiros estão disponíveis com a ferramenta na palma da mão.
A plataforma entrega uma série de processos que, muitas vezes, não passam pela cabeça do empreendedor iniciante, mas são essenciais para abrir um negócio da maneira certa.
“Para aqueles que estão começando e, naturalmente, têm muitas dúvidas sobre administração, contabilidade e procuram um parceiro para impulsionar o negócio, a ferramenta Vendr se torna a principal aliada. Seguimos focados na proposta da IOB, que é simplificar o dia a dia dos empresários, fortalecendo toda a cadeia entre os escritórios de contabilidade, as empresas e seus funcionários”, explica Wendel Ferreira, gerente de produto do Grupo IOB.