Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Simulador leva transformação digital para faculdades de Direito

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Instituições que ofertam o curso de Direito agora contam com uma plataforma que está fazendo toda diferença no ensino e aprendizagem da Prática Jurídica. JURISTTA é um simulador que oferta aos alunos e professores toda a experiência vivida por um advogado durante a sua atuação profissional. A plataforma é 100% online e já está presente em instituições de ensino de Minas, Goiás e Rio Grande do Sul.

O realismo da experiência é a grande aposta do Juristta para aumentar a absorção de conhecimento do aluno. No conteúdo produzido em parceria com professores de práticas jurídicas, vídeos gravados com atores relatam problemas comuns trazidas por clientes em escritórios de advocacia. A partir da escuta, o aluno de Direito pode organizar sua estratégia de defesa ou acusação, reunindo provas e documentos que são gerados dentro da própria plataforma. Em seguida o estudante entra com a petição inicial, dando andamento ao rito do processo. Os prazos e sentenças são determinados pelo professores, que fazem as avaliações e até podem realizar uma audiência pública dentro do JURISTTA. Toda metodologia é construída para simular os ritos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) presente em todos os tribunais do Brasil.

 

Uma das grandes vantagens destacadas pelo CEO do Juristta, Fernando Souza, é a aproximação da teoria ministrada em sala de aula à prática do profissional do Direito. ‘Imagine se você é um estagiário em um escritório de advocacia durante seis meses. Muito provavelmente terá a oportunidade de acompanhar apenas partes de vários processos, porque a justiça demanda muito mais tempo para concluir todos os trâmites. Dentro da plataforma, o professor pode organizar um rito para ser transitado em questão de dias e o aluno pode exercitar a prática inteira, saindo da faculdade muito mais preparado para o mercado de trabalho e para o exames da OAB”, explica.

Segundo dados do Exame de Ordem em Números, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, estudantes de Direito precisam em média de pelo menos três tentativas até atingirem a pontuação mínima do Exame da OAB. Para aumentar a eficiência dos alunos no exame da OAB, a plataforma se inspira na teoria da Pirâmide da Aprendizagem de William Glasser, psiquiatra americano, que afirma que ao exercitar e ensinar um conteúdo é possível absorver até 95% de conhecimento, enquanto metodologias comuns são responsáveis por apenas 50% de aprendizado.

Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova Leia Mais

Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova

Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda Leia Mais

Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda

Inep divulga seleção de elaboradores de questões de provas médicas Leia Mais

Inep divulga seleção de elaboradores de questões de provas médicas

Metade dos envolvidos com tráfico de drogas não chega ao ensino médio Leia Mais

Metade dos envolvidos com tráfico de drogas não chega ao ensino médio

Renda e cor são determinantes para não concluir ensino médio no país Leia Mais

Renda e cor são determinantes para não concluir ensino médio no país

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.