Sesau implanta Acolhimento Institucional para novos servidores

Com o objetivo de apresentar as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e a política municipal de saúde aos novos servidores, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, através da Coordenação de Gestão da Educação, Trabalho e Humanização em Saúde (COGETHS) ligada à Diretoria de Planejamento, implantou o serviço de Acolhimento Institucional, que é um processo formativo com os profissionais da saúde recém-contratados que trabalharão no município.

O Acolhimento Institucional ocorre em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que apresenta um processo formativo dividido em três sessões: Apresentação da Sesau, seus setores e serviços; os fundamentos do SUS; e questões relacionadas aos trabalhadores e usuários do SUS. Posteriormente, os servidores da Atenção Primária à Saúde passarão por um curso introdutório, visando à compreensão dos processos de trabalho.

Para Neide Filha, gestora de políticas públicas da COGETHS, o Acolhimento Institucional é muito importante para “contribuir na formação de profissionais aptos a construir um sistema de saúde público, de caráter universal e que garanta atendimento integral de saúde dos usuários do SUS”.

Desde que a iniciativa foi implantada, apesar de ter ocorrido há pouco tempo, a Sesau tem recebido avaliações positivas sobre o processo, por trazer maior integração entre servidores e serviços, ampliação do conhecimento das rotinas e práticas de trabalho, alinhado às diretrizes da gestão.