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Serviços oferecidos pela Proteção Social Especial avançam em Camaçari

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A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) tem avançado na oferta dos serviços da política de assistência social no município. Exemplo disso, é o crescimento dos atendimentos oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Creas), parte integrante da Coordenação da Proteção Social Especial, vinculada à Gerência de Média Complexidade, que atende às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujo vínculo familiar e comunitário não foi rompido.

Por meio do Creas são disponibilizados o Serviço de Proteção de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que promove apoio, orientação e acompanhamento de famílias que possuem um ou mais indivíduo em situação de violação de direitos, podendo ser violência física, psicológica, sexual, trabalho infantil, negligência, abandono, maus tratos, trabalho infantil, entre outros; as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE), que realiza o acompanhamento do cumprimento das medidas socioeducativas encaminhada pela Vara da Infância e Juventude. O serviço realiza o atendimento especializado e o acompanhamento dos adolescentes e de suas famílias;

Além destes, o Creas dispõe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que consiste em realizar abordagens e buscas ativas com o intuito de identificar a incidência de indivíduos ou famílias que possuem seus direitos violados.

Em 2017, o Creas realizou 1.347 atendimentos. No mesmo ano foi realizada uma reforma estrutural na unidade, a capacitação continuada dos colaboradores, e foi dado  início ao projeto “Cuidando de quem Cuida”, elaborado e executado através da coordenação da unidade, para os servidores que lidam diariamente com violação de direitos. A implantação do Serviço Especializado em Abordagem Social, marca definitivamente o ano.

Os avanços continuaram, em 2018, com a implantação da Ludoteca, em parceria com o Instituto Sabin, com o propósito de ofertar o atendimento de modo lúdico às crianças e aos adolescentes acompanhados pela unidade. Um total de 2.003 atendimentos e 61 abordagens e buscas ativas foram realizadas pelo SEAS.

A aquisição de um veículo em 2019 e a implantação do serviço jurídico para orientações aos usuários, facilitou, consideravelmente, a realização de visitas institucionais, domiciliares e abordagens sociais. Com isso, o saldo foi de 2.976 atendimentos e 424 abordagens. O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus, o que interferiu no serviço do Creas e resultou, durante o primeiro semestre, em 943 atendimentos e 186 abordagens e buscas ativas. No segundo semestre, iniciou-se as obras de requalificação do centro, com conclusão prevista para o começo de 2021.

Também fazem parte da Coordenação de Proteção Especial, o Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a Gerência de Alta Complexidade (Gealc).

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