Exposição
“Ser Mulher: um Percurso de Papéis”, a emocionante exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, chega ao Centro Cultural Correios RJ, a partir de 01 de maio.
																								
												
												
											
Com curadoria de Marcia Costa, a mostra traz esculturas feitas com técnica única e sustentável, desenvolvida pela artista, e pinturas, para falar do papel das mulheres.
‘Ser Mulher: um Percurso de Papéis’, a emocionante exposição da artista plástica Carla Carvalhosa, chega ao Centro Cultural Correios RJ, depois do sucesso de público em Niterói, com curadoria de Marcia Costa, a partir de 01 de maio, trazendo pinturas e esculturas diferenciadas, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral.
A protagonista da exposição é a técnica única desenvolvida por Carla para a confecção de suas esculturas, além de seu compromisso com a sustentabilidade. A artista utiliza materiais que se tornariam resíduos, reaproveitando garrafas pet e embalagens como base para suas esculturas, que depois de ganharem forma, são cobertas por papéis ou jornais rasgados, e cola.
Depois de prontas criam vida própria e conversam com o espectador, provocando uma reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, fazendo uma conexão simbólica entre as Deusas representantes dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, com o intuito de mostrar a força interna da mulher que reverbera para seu exterior. Propõe contemplação e reflexão sobre sua vida desde a infância até a velhice, e incentiva uma reavaliação de valores, costumes, conhecimentos, práticas culturais, modos de vida e respeito por seus ritmos e ciclos femininos.
Além das esculturas, serão expostas pinturas e a síntese da exposição, representada pela Árvore da Vida, com aproximadamente 2,50 metros de altura, símbolo que aparece em diferentes mitologias. Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade. A árvore representa a Grande Mãe e contém profundos significados simbólicos.
‘Ser Mulher: um percurso de papéis’ pode ser visitada de 01 de maio a 15 de junho, nas salas I e II, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h.
Sobre Carla Carvalhosa
Carla Carvalhosa nasceu no Rio de Janeiro em 1967 e desde muito jovem descobriu sua paixão pelo desenho. Sua trajetória é marcada por várias premiações e participação em diversas exposições. Há 30 anos ministra cursos onde vem formando vários artistas e desenvolvendo trabalhos terapêuticos através da arte. Sua maior característica sem dúvida é a versatilidade,onde usufrui total liberdade em técnicas e estilos, sem com isso, perder sua identidade artística. Apropria-se de diversos materiais de maneira espontânea e autodidata expressando suas emoções e faz isso com maestria.
Em janeiro de 2020 apresentou a exposição individual com o tema LIBERDADE no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. E em setembro/2020 no Espaço Cultural Correios Niterói. Carla Carvalhosa propôs, através de suas obras, uma reflexão sobre o que é viver em uma época tão conturbada, tempos de pandemia, quando o significado de liberdade estava sendo tão questionado, sendo assim, ela também se desafia a criar em novas e múltiplas linguagens plásticas buscando a própria liberdade de criar.
Abaixo link da exposição virtual ‘Liberdade’ : http://Avacreative.com.br/liberdade
Exposições Coletivas
1993 – Caixa Econômica Federal
1994 – Condomínio Vale das Orquídeas
1994 – Condomínio Nova Barra
1995 – Banco do Brasil – Ag. Penha – RJ
1996 – Exposição Retratos CEFAP
2000 – Rio Shopping
2000 – Center Point Shopping – Exposição Permanente
2001 – Expositora no 5° Concurso CML
2002 – PAAF – 1° Vernissage “Ars Gratia Artis”
2004 – Expositora no 5° Concurso CML
2004 – Espaço Cultural Via Parque Shopping
Exposições Individuais
2009 – Center Point Shopping – RJ
2020 – Exposição na Feira Cultural Cacau Show Mega Store do Barra Shopping – RJ
2021 – Exposição Liberdade Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro
2021 – Exposição Liberdade – Espaço Cultural Correios Niterói – Rio de Janeiro
2022 – Exposição Mulher o que te sustenta? Espaço Cultural Correios Niterói – RJ
2024 – Ser Mulher: um percurso de papéis – Espaço Cultural Correios Niterói – RJ
Sobre Márcia Costa
Curadoria e Coordenação da exposição ‘Fios da Vida’.Curso EAV – Exposições de Artes Visuais – da Ideia à Realidade – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pós-Graduação em Psicologia Junguiana – Universidade Estácio de Sá. Especialização em Arteterapia – Clínica POMAR/SPEI. Formação em Arteterapia – Clínica POMAR. Graduada em Filosofia
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Curadoria – Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa no Centro Cultural
Correios do Rio de Janeiro – Janeiro/2021
Curadoria – Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa – Espaço Cultural
Correios Niterói – Outubro/2021.
Curadoria – Mostra MULHER, O que te Sustenta? em exibição de março
a julho/2022 no Espaço Cultural Correios Niterói.
Curadoria Exposição – Mostra Cultural – Shopping Center Point – Vila Valqueire
– julho/2022.
Docente no Curso Formação e Pós- Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar. Docente da Disciplina de Oficinas Criativas da Pós-Graduação em Envelhecimento, Subjetividade e Arte. Professora de Pintura Decorativa
http://avacreative.com.br/liberdade – Link visita virtual da Exposição Liberdade, realizada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Em maio de 2022, A mostra, “MULHER, o que te sustenta?” sob o olhar e a delicadeza das mãos de Carla Carvalhosa e curadoria de Márcia Costa, propôs homenagear a mulher brasileira na representação de sua afetividade, de sua força, do seu poder, de sua essência, inspiradas no simbolismo das Deusas de diversas culturas, importantes representações simbólicas para a evolução da sociedade.
Texto curatorial
“SER MULHER: Um Percurso de Papéis”, de Carla Carvalhosa, é uma jornada visual que explora a complexidade e a multiplicidade dos papéis desempenhados pelas mulheres ao longo de suas vidas, vivendo e ressignificando seus papéis. Ao explorar essa rica temática, a artista utiliza o reaproveitamento de materiais descartados na natureza para construir suas esculturas em papietagem, transformando embalagens e papéis rasgados e colados em obra de arte.
Ao penetrarmos neste espaço, somos convidados a mergulhar na exploração artística de Carla Carvalhosa sobre a identidade feminina. Utilizando a pintura em diversas técnicas e estilos, e através da papietagem, a artista dá vida a esculturas que transcendem as limitações do papel, capturando a essência dos variados aspectos que as mulheres assumem em suas jornadas.
A exposição é uma expressão de resistência contra as limitações históricas impostas às mulheres. Inspirada pelo questionamento de Simone de Beauvoir em “O Segundo Sexo” – “Afinal, o que é ser mulher?” – Carvalhosa desafia a noção de que a mulher é o “outro” em relação ao homem. Suas obras são um convite para redefinir as narrativas preestabelecidas, instigando as mulheres a se tornarem autoras de suas próprias histórias. (…)
(…) Ressalta, também, o papel transformador da arte na vida da artista. Desde sua incursão além da pintura convencional na exposição “Liberdade” até a reflexão profunda na mostra “Mulher: O que te sustenta?”, Carla Carvalhosa demonstra como a arte pode desencadear processos de desconstrução e renovação, oferecendo uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados pelas mulheres.
“SER MULHER: Um Percurso de Papéis” é um convite à reflexão e à celebração da diversidade feminina. A artista nos lembra, através de sua arte vibrante, que as mulheres são arquitetas de suas próprias identidades, capazes de transcender papéis e inspirar transformações profundas na sociedade.
Márcia Costa
SERVIÇO
Exposição: “Ser Mulher: um Percurso de Papéis”
Artista: Carla Carvalhosa
Curadoria: Marcia Costa
Instagram: @carlacarvalhosa   @costaregmarcia
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Abertura: 01 de maio de 2024 às 15h
Visitação: 01 de maio a 15 de junho de 2024
Dias e horários: de terça a sábado, das 12h às 19h
Local:  Centro Cultural Correios RJ – 3º andar – salas I e II @correioscultural
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Evento gratuito
Censura Livre.
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).
Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes
A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.
Exposição
Galeria de Arte IBEU retoma tradicional edital “Novíssimos” e convoca artistas para o biênio 2026/2027
														A Galeria de Arte IBEU, um dos espaços mais tradicionais dedicados à arte contemporânea no Rio de Janeiro, retorna com o Edital Novíssimos, selecionando artistas de todo o país para compor a programação do biênio 2026-2027. O Novíssimos consolidou-se como uma referência no incentivo a novos talentos e na difusão da arte brasileira. As inscrições gratuitas estão abertas até 16 de novembro de 2025, pelo site do IBEU.
Fundada em 1960, em Copacabana, a galeria foi palco de exposições de grandes nomes da arte nacional, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, entre muitos outros. Em 2017, o espaço ganhou nova sede no bairro do Jardim Botânico, onde mantém a proposta de fomentar a arte e ampliar o diálogo entre artistas, público e curadoria.
“O retorno do Edital Novíssimos representa uma retomada simbólica e importante para o circuito cultural carioca, marcando a reabertura das convocatórias públicas da galeria após o período de interrupção durante a pandemia. A iniciativa reforça o papel do IBEU como plataforma de estímulo à produção artística contemporânea e espaço de diálogo entre arte, ciência, tecnologia e cultura”, destaca a equipe da Comissão Cultural do IBEU.
Aberto a artistas brasileiros e estrangeiros residentes no país há pelo menos dois anos, o edital busca projetos que dialoguem com eixos curatoriais definidos pela Comissão Cultural do IBEU como Memória, História e Territorialidade; Conexões Transculturais entre Brasil e EUA; Arte e Tecnologia; Arte e Sustentabilidade; Experimentações e Novos Suportes; e Arte Interativa.
Reconhecido por revelar nomes e abrir caminhos no cenário das artes visuais, o Edital Novíssimos reafirma a missão da Galeria de Arte IBEU de democratizar o acesso à arte e incentivar a diversidade de linguagens e expressões.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis em: https://portal.ibeu.org.br/ibeu-cultural/edital/
Serviço:
Inscrições: até 16 de novembro de 2025
Local das exposições: Galeria de Arte IBEU – Rua Maria Angélica, 168, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Edital completo e inscrições: https://portal.ibeu.org.br/ibeu-cultural/edital/
Contato: l-cultural@ibeu.org.br
Exposição
Da censura à celebração: Artista plástico brasileiro Gerson Fogaça expõe obras na Argentina
														Gerson Fogaça apresenta obra de 5 metros — antes censurada no Brasil e, depois, reapresentada no Museu Nacional de Brasília — com novo contexto no Museu Carlos Alonso, em Mendoza
O artista Gerson Fogaça inaugura, no próximo dia 7 de novembro de 2025, às 20h, a exposição “Caos In Itinere”, no Museu Carlos Alonso (Mendoza, Argentina). A mostra ocupará os três pisos do museu e reúne 39 obras que atravessam sua produção entre 2007 e 2025, evidenciando o diálogo constante entre gesto e cor, matéria e tempo — eixo poético que estrutura sua pesquisa.
Com curadoria da franco-argentina Patrícia Avena Navarro, o recorte opta por um período de 2013 até os dias atuais, no qual o urbano se transforma em ritmo e linguagem. As pinturas de Fogaça, marcadas por energia e vitalidade, configuram um “balé urbano” em que as formas se libertam dos contornos e transitam entre o figurativo e o abstrato, tensionando o humano e o transitório. Sua poética combina espontaneidade do gesto e construção cromática rigorosa, compondo paisagens simbólicas situadas entre o real e o
imaginário — entre o que passa e o que permanece.
A produção da mostra é assinada por Malu da Cunha e KA Produções Culturais. Realização do Instituto Cultural Urukum. Viabilização com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Do veto à reexibição
Em 2019, uma obra de 5 metros de largura integrou a exposição O Sangue no Alguidá, no Museu dos Correios (Brasília), concebida por Fogaça em diálogo com a literatura de Pedro Juan Gutiérrez e com a vertente do “realismo sujo” latino-americano. Um dia antes da abertura, a mostra sofreu censura institucional e foi desmontada. Em menos de 24 horas, o conjunto foi transferido para o Museu Nacional de Brasília, onde voltou a ser apresentado ao público, com ampla repercussão. O percurso — entre supressão e reexibição — reforça o papel social dos museus como espaços de pensamento crítico, memória e liberdade de expressão.
Trajetória
Com passagens por instituições como Casa de América Latina (Lisboa), Casa Brasil (Bruxelas), Galería Luz y Oficio (Havana), Centro Cultural Correios (Salvador), Museu Nacional da República (Brasília), MAC/GO, MAG – Museu de Arte de Goiânia, Centro Cultural Las Rozas (Madri), ACA – Art Concept Alternativa (Santander, Espanha), Museu de Arte Contemporânea de Caracas, Museo de Arte Alejandro Otero (Caracas, Venezuela) e Sanger Gallery – The Studios of Key West (EUA), Fogaça reafirma, nesta estreia argentina, a coerência e a força de sua linguagem pictórica.
Próxima etapa internacional
Após Mendoza, o artista apresenta “Na Curva do Tempo”, com curadoria de Dayalis González Perdomo, no Centro Cultural Lecrac (Palência, Espanha). A mostra integra o circuito cultural que celebra a irmandade entre Palência e o Rio de Janeiro, simbolizada pelos monumentos Cristo del Otero e Cristo Redentor. Abre ao público em 9 de novembro de 2025, com abertura oficial e presença do artista em 18 de novembro, e permanece até 8 de dezembro de 2025.
Serviço
Exposição: Caos In Itinere – Gerson Fogaça
Curadoria: Patrícia Avena Navarro
Abertura: 7 de novembro de 2025, às 20h
Local: Museu Carlos Alonso
Endereço: Av. Emilio Civit, 348 – Mendoza, Argentina
Visitação: 8 de novembro a 30 de dezembro de 2025
Cultura
Conversas Anos-Luz recebe Luiz Camillo Osório e Felipe Sussekind com entrada gratuita no MAM Rio
														Encontros com artistas e pensadores de diferentes áreas do conhecimento fazem parte de uma programação especial feita para a instalação “Anos-Luz”, de Bia Lessa, que celebra os 120 anos da Light
O MAM Rio segue iluminado pela temporada de sucesso da instalação “Anos-Luz”, concebida e dirigida pela multiartista Bia Lessa, em homenagem aos 120 anos da Light. A obra, que faz uma imersão sensorial e poética sobre tempo, memória e energia, é acompanhada pelo ciclo de debates “Conversas Anos-Luz”, que retorna neste mês de outubro, aos sábados, com a presença de artistas e pensadores de diferentes áreas do conhecimento.
Cada encontro traz uma dupla de convidados especiais, com mediação de Maria Borba, convidando o público a refletir sobre as relações entre luz e sombra, espaço e tempo, sob diferentes perspectivas. As conversas acontecem dentro do próprio espaço expositivo da instalação, proporcionando uma experiência íntima e integrada ao ambiente criado por Bia Lessa. As vagas são limitadas e a entrada é franca.
Confira a programação da próxima edição:
SÁB, 25 OUT — 16h
Conversas Anos-Luz: Luz Sombra, Luz Cor
Com Luiz Camillo Osório e Felipe Sussekind. Mediação: Maria Borba.
● Luiz Camillo Osório é professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPq e curador do Instituto PIPA. Foi curador do MAM Rio (2009–2015) e responsável por exposições como o Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza (2015), Calder e a Arte Brasileira (2016) e o 35o Panorama da Arte Brasileira (2017). Autor de livros como Flavio de Carvalho (2000), Razões da crítica (2005) e Olhar à margem (2016).
● Felipe Sussekind é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (2010), mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio e bacharel em pintura pela UFRJ. Professor do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, coordena o Laboratório de Estudos Socioambientais e integra o Terranias – Núcleo Transdisciplinar de Pensamento Ecológico. Realizou pesquisas sobre projetos de conservação da onça-pintada no Pantanal e tem pós-doutorado em Filosofia e Questão Ambiental (PUC-Rio).
Sobre a instalação Anos-Luz
A instalação foi pensada especialmente para o espaço arquitetônico do MAM Rio, onde os diversos espaços imersivos de luz e elementos da expografia estão conectados por linhas elásticas que simulam fios da rede elétrica e vibram, representando as conexões ou ligações. São 1.845 m2 de área ocupada pela instalação, usando 65 mil metros de elástico branco, 42 projetores e uma obra inédita do artista plástico, escritor e professor carioca Milton Machado, medindo 18 metros de comprimento e 7 metros de largura. Parte da instalação também ocupa a área externa do museu, no pilotis.

O termo ano-luz, que serve como título da mostra, é uma unidade de comprimento usada para expressar distâncias astronômicas, e é equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros (9,46×1012 km). Um ano-luz é a distância que a luz viaja no vácuo em um ano juliano (365,25 dias). Uma medida que impõe um limite rígido, do que não pode ser observado.
A exposição Anos-Luz tem realização do Rio Memórias e é patrocinada pela Light, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO:
Temporada da exposição: até 16 de novembro
MAM RIO
End: Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 3883-5600
Site https://www.mam.rio
Instagram: @mam.rio
O MAM Rio não tem cobrança de ingressos; a entrada é gratuita para todos os
públicos.
Horários de visitação:
Quartas, quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual
Mais informações para a imprensa
Carlos Pinho – Fato Coletivo
Contatos: (21) 98633-3032 | fatocoletivo@gmail.com
Sobre a Light
Presente em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo toda a Região Metropolitana, a Light é uma das maiores distribuidoras de energia do Brasil. Todos os dias, cerca de 11,6 milhões de pessoas – cerca de 70% da população do RJ – realizam sonhos, constroem projetos, desfrutam de momentos importantes e saem para trabalhar com a energia levada pela companhia, que acaba de completar 120 anos e tem sua história interligada ao desenvolvimento do estado.
Com um time de 11 mil profissionais diretos e indiretos e investimento constante em equipamentos e tecnologia de ponta para a manutenção de sua rede, a Light monitora em tempo real toda a sua área de cobertura para prestar um serviço eficiente e de qualidade.
Sobre o MAM Rio
Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é referência nacional e internacional em arte moderna e contemporânea. Localizado no icônico edifício projetado por Affonso Eduardo Reidy, com jardins de Roberto Burle Marx, o museu promove exposições, cursos, mostras de cinema e diversas atividades culturais, além de abrigar um extenso acervo artístico.
Sobre o Rio Memórias
Fundado em 2019, o Rio Memórias é uma organização social dedicada a promover a história e a cultura da cidade do Rio de Janeiro. O Rio Memórias é patrocinado pela Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, pela Light e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual e Elogroup através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
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