Home Notícias Política Senado aprova adequação de política nacional sobre o clima
Política

Senado aprova adequação de política nacional sobre o clima

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

O Senado aprovou hoje (3) a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), de 2009, ao contexto do Acordo de Paris. Além disso, o projeto de lei (PL) também visa uma “atualização aos novos desafios relativos à mudança do clima”. O projeto segue para a Câmara.

O Acordo de Paris é um tratado mundial, firmado em 2015 e ratificado pelo Brasil, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa para conter o aquecimento global, mantendo o aumento médio da temperatura global em 2°C.

O projeto estabelece que o Brasil vai neutralizar 100% das suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) até o ano de 2050, no âmbito da Estratégia Nacional de Longo Prazo. As chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, sigla em inglês) serão definidas com base no mais recente Inventário Brasileiro de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases de Efeito Estufa não Controlados pelo Protocolo de Montreal. NDCs são compromissos voluntários criados pelos países signatários do Acordo de Paris.

O texto também prevê que as NDCs deverão adotar metas progressivas e mais ambiciosas em relação às NDCs anteriores. As NDCs serão elaboradas a partir da coordenação do governo federal e de ampla participação dos entes federados, da sociedade civil, dos setores econômicos e da academia, alinhando-se com as metas de desenvolvimento sustentável assumidas pelo Brasil perante a Organização das Nações Unidas (ONU), com metas quantitativas e qualitativas.

O relator do projeto, o senador Jaques Wagner (PT-BA), está na COP26 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), na Escócia, onde participa como membro do Parlamento Brasileiro.

* Com informações da Agência Senado

[ad_2]

Fonte

Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

Ao vivo: acompanhe o 1° dia de julgamento de Bolsonaro no STF

Leia Mais
Advogado diz que fará “defesa verdadeira” e que Bolsonaro não está bem

Advogado diz que fará “defesa verdadeira” e que Bolsonaro não está bem

Leia Mais
Barroso diz que julgamento de Bolsonaro ocorrerá com serenidade

Barroso diz que julgamento de Bolsonaro ocorrerá com serenidade

Leia Mais
Lula diz que “não tem pressa” para aplicar reciprocidade contra os EUA

Lula diz que “não tem pressa” para aplicar reciprocidade contra os EUA

Leia Mais
Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli

Leia Mais
Envie