Home Esportes Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval retorna com Regata Mitsubishi
Esportes

Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval retorna com Regata Mitsubishi

Envie
440837 1117037 Peppa
Foto: Luhan Grolla | FOTOP
Envie

As regatas da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval foram retomadas nesta terça-feira (23) após um day off. Como já é tradicional, as tripulações sempre ganham uma folga após a prova de abertura, que foi a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e a Toque-Toque, ambas de longo percurso e realizadas no domingo (21).

E a disputa foi a Regata Mitsubishi – Eduardo Souza Ramos para as classes ORC, BRA-RGS, Clássicos, RGS Cruiser e C-30. Mais uma vez o vento fraco testou o preparo e a paciência dos 100 barcos inscritos no maior evento da modalidade oceano na América Latina.

A comissão montou as bóias no Canal de São Sebastião, bem na frente do Yacht Club de Ilhabela (YCI). A instabilidade dos ventos e da correnteza é uma característica da SIVI Daycoval. Como diz Cuca Sodré, organizador técnico do evento, é o prato que tinha para comer.

”Pelo cenário muito difícil, conseguimos fazer regatas para todas as classes. Foi um dia difícil de vento. Muita correnteza de norte para o sul, que atrapalhava a largada. Eram as condições que a gente tinha”, destaca o diretor de prova Cuca Sodré.

”É uma característica da SIVI Daycoval. Estamos em julho com frente fria. Temos previsão de entrar frente fria quinta-feira à noite para sexta-feira. Vai esfriar de novo, vai ventar forte de novo. A previsão de quarta-feira é de leste. É uma semana onde tudo acontece.”

Na raia, os capixabas do +Bravíssimo (Luciano Secchin) novamente brilharam e seguem com 100% de aproveitamento na ORC geral, considerada a classe mais forte tecnicamente da SIVI Daycoval. O veleiro do Iate Clube do Espírito venceu a Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil e a Regata Mitsubishi. O Mago (José Bartolucci) chegou em segundo e o Lucky Alforria (Reginaldo Costa) em terceiro.

”Anteontem levamos a regata Alcatrazes por Boreste. É uma regata sempre dura. A equipe estava treinada, focada. Com um pouco de sorte e muita técnica, na popa e na proa, tivemos esse resultado favorável. Foi muito legal. Foco e treino. Preparo do barco. Um conjunto de coisas que leva a um resultado favorável”, disse Alexandre Arantes, do +Bravíssimo.

A equipe capixaba lidera o campeonato com, seguida pelos argentinos do Mago (José Bartolucci) e dos uruguaios do Albariño (Marcelo Cipolina).

Na classe BRA-RGS, o barco Pangea (Jorge Carneiro) cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com tempo corrigido. Na sequência, Tanuki (Rafael Terentin) e Zeus (Paulo Moura) completaram o pódio da Regata Mitsubishi.

”Estamos indo bem. Fomos bem em Alcatrazes, hoje também. A gente vai bem com vento fraco, porque o barco é leve”, contou Fernando Brecheret, que é neto do renomado escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret. O artista fez o famoso Monumento às Bandeiras, mais conhecido como Empurra-Empurra ou Deixa-Que-Eu-Empurro, que fica na frente do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

O Clássicos teve como vencedor o barco de 40 pés Pepa XIX (Manfred Kaufmann Jr). O Vendetta (André Gick) e o Kamehameha (Alberto Kunath) terminaram a regata na segunda e terceira colocações, respectivamente.

”Tivemos uma largada muito boa, porque o pessoal se atrasou. Acabamos largando já na frente e aproveitamos bem a maré para subir até a laje dos Moleques, que foi o percurso que a gente fez. Já colocamos a vantagem necessária para compensar o tempo em relação aos barcos maiores”, avaliou o atleta olímpico e comandante do Pepa XIX. Manfred Jr disputou a Olimpíada de Moscou 1980 na Flying Dutchman.

No RGS Cruiser, a vitória foi do barco argentino Náutico II (Frederico Grunewald). O BL3 Urca (Clauberto Andrade) ficou em segundo e o Pegasus (Lucas Azambuja) em terceiro.

Já na classe C-30, a única one design do calendário da SIVI Daycoval, a comissão fez duas provas na mesma raia. O barco Relaxa (Tomas Mangabeira) foi o primeiro a chegar na Regata Mitsubishi, seguido por Tonka (Demian Pons) e Bravo (Jorge Martinez).

A liderança foi para as mãos do Tonka, que conta com Robert Scheidt na equipe.

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela continua nesta quarta-feira (24) com mais regatas em Ilhabela (SP). No final do dia, às 17h, haverá a premiação dos vencedores das regatas Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil e Toque-Toque.

Envie

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr