A Selfit Academias, uma das principais redes fitness da América Latina, projeta economizar cerca de R$4,3 milhões até 2025, por meio de contratos no mercado livre de energia e na geração distribuída, derivada de fonte renovável, no caso a energia solar. Para enfrentar um dos maiores custos de operação das suas unidades, o gasto com energia elétrica, a Selfit vem migrando gradativamente suas academias para os dois modelos.
Atualmente, a empresa já possui 28 unidades da rede alimentadas por esses dois modelos de contrato de fornecimento de energia. São 26 academias com contratos no mercado livre e outras duas por meio da energia fotovoltaica, ou seja, solar. Até o momento, a Selfit obteve uma economia de aproximadamente R$1,3 milhão, tendo em vista que as unidades foram migradas no segundo semestre de 2023.
Segundo Fernando Menezes, CEO da Selfit, a economia gerada em cada contrato é de até 30%, para unidades que estão no mercado livre de energia. “Das unidades já implantadas neste modelo, observamos economia em 20 delas. No restante, ainda não foi possível mensurar, pois entraram recentemente no mercado livre de energia. Estamos com outras 28 unidades da nossa rede em processo de migração para o mercado livre de energia. A meta é fechar 2025 com 54 unidades totalmente migradas, com uma expectativa de economia anual de R$4,3 milhões”, destaca o executivo.
Selfit em números
A rede faturou em 2023 um total de R$236 milhões, um crescimento de 36% frente ao resultado de 2022, onde obteve uma receita líquida de R$173 milhões. A marca conta atualmente com 109 unidades em funcionamento e mais 23 em processo de implantação, totalizando 132 unidades – 104 próprias e 28 franqueadas.
Desde o início do ano, a Selfit Academias inaugurou 22 novas unidades franqueadas, até o fim de 2024 já está previsto a abertura de outras 8 novas franquias da rede. Um total de 17 novas franquias, já negociadas antes do fechamento do primeiro semestre deste ano. Um valor investido de aproximadamente R$60 milhões (R$3,5 milhões por unidade).
No caso das unidades próprias, a previsão é investir aproximadamente R$70 milhões até o final de 2024, em cerca de 20 novas academias.
Sobre a Selfit Academias:
Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 132 unidades – entre próprias (104) e franquias (28). Em 2024, a rede foi chancelada com o inédito Selo de Excelência em Franchising, oferecido pela ABF. O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais de cada um. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos. Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a ‘Netflix’ da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários.
Mais informações: www.selfitacademias.com.br