Home Estilo e Vida Saúde Seis estados e DF têm alta de síndrome respiratória grave em crianças
Saúde

Seis estados e DF têm alta de síndrome respiratória grave em crianças

Envie
© Paulo Pinto/Agência Brasil
Envie

O boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (13), alerta para o aumento da incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em níveis de moderado a alto, entre crianças e adolescentes de até 14 anos. Pará, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe foram os locais onde a alta mais teve impacto.

Em crianças de até dois anos, a síndrome está mais associada ao vírus sincicial respiratório (VSR). Já na faixa etária de 2 a 14 anos, geralmente está associado ao rinovírus.

Covid-19

Os casos de SRAG em idosos associados à covid-19 mantém uma incidência moderada no Mato Grosso e Tocantins, com tendência de crescimento em Tocantins. Nos outros estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, embora também haja aumento de ocorrências, a incidência permanece em níveis baixos.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, destaca que em locais com alta de casos, a orientação é usar máscara em ambientes fechados, com muita aglomeração de pessoas e em postos de saúde. Ela ainda enfatiza que a melhor forma de evitar hospitalizações e óbitos por covid-19 é a vacinação.

“Todas as pessoas dos grupos de risco devem estar em dia com a vacina. Idosos e pessoas imunocomprometidas precisam se vacinar a cada seis meses para não perderem a proteção. Já os demais grupos prioritários devem tomar a vacina uma vez por ano”, afirma.

O estudo mostra que 10 das 27 unidades federativas apresentam incidência de SRAG em níveis de alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento em longo prazo em dez unidades da Federação: Amapá, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Entre as capitais, nove também apresentam sinal de aumento de SRAG na tendência de longo prazo: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Macapá, Palmas, Porto Velho e Rio Branco.

Fonte

Poltrona para locação de pós-operatório em Caxias do Sul: conforto e recuperação com qualidade

Poltrona para locação de pós-operatório em Caxias do Sul: conforto e recuperação com qualidade

Leia Mais
Poltrona para locação de pós-operatório em Teresina: conforto, praticidade e recuperação com qualidade

Poltrona para locação de pós-operatório em Teresina: conforto, praticidade e recuperação com qualidade

Leia Mais
DF tem dois casos de raiva em morcegos e Saúde intensifica cuidados

DF tem dois casos de raiva em morcegos e Saúde intensifica cuidados

Leia Mais
Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde

Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde

Leia Mais
Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim

Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim

Leia Mais
Envie