Sehab e Senai finalizam curso de costura para moradoras do Parque São Vicente

Na manhã desta segunda-feira (13/12), a Secretaria da Habitação (Sehab), junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), realizou o encerramento do curso de costura para as moradoras do Residencial Parque São Vicente. O curso foi realizado através do Projeto de Trabalho Social (PTS) e formou 25 alunos.

O objetivo do programa é ajudar moradores dos empreendimentos a se qualificarem e se inserirem no mercado de trabalho. Deste modo, todas estão aptas para ingressarem na profissão com experiência em tecido plano e malharia, bem como habilidade para operar diversas máquinas, entre elas, a reta, overloque, galoneira e outras. As alunas ainda receberam um kit básico de brinde, contendo vários materiais para o início na profissão.

Os produtos que compõem os kits são régua, fita métrica, tesouras, linhas, agulhas, dentre outros itens. As sacolas dos materiais doados foram confeccionadas pelas próprias alunas do curso. “É muito gratificante entregar esses kits e conhecer a fundo o esforço de cada uma delas para essa entrega realizada hoje. Oferecemos alguns produtos para motivá-las a continuarem, seguirem na profissão. Quem sabe até empreender”, disse Geane Marques, especialista em atendimento à órgãos públicos.

A nova costureira da cidade, Célia Maria, foi só gratidão e pretende seguir com a profissão. “Para mim foi ótimo, a gente só ganha experiência. Vou seguir praticando, porque só assim vou conseguir explorar os conhecimentos adquiridos. O kit é ótimo, joia mesmo, um motivador para eu abrir meu próprio negócio. Gostaria de agradecer a Prefeitura pela oportunidade, principalmente agora que o desemprego está em alta. Foi um incentivo maravilhoso e com certificado do Senai, tenho certeza que irei longe”, disse.

Para a secretária Vivian Angelim, o sentimento não é diferente. “Eu me sinto tão realizada quanto elas. A entrega deste kit também é uma realização da gestão. Estive aqui no começo do curso, vi essas mulheres cheias de brilho nos olhos e planos para essa qualificação. Percebi tudo o que significava para elas, a amplitude dessa qualificação que estavam recebendo”, detalhou

Uma dessas mulheres que começou o curso cheio de planos, foi a jovem Amanda Bomfim. “Como eu falei desde o começo, eu sempre esperei muito do curso. E a professora cumpriu minhas expectativas, soube aproveitar muito bem o tempo, aprendemos muito. E agora com o kit eu vou continuar os estudos e investir mesmo na área, fazendo modelagem, costurando… O curso foi perfeito”, pontuou.

O PROJETO DE TRABALHO SOCIAL

O curso de costura para as moradoras do Residencial Parque São Vicente foi finalizado, porém, o de empilhadeira para os residentes do Caminho do Mar 2, bem como os de panificação e informática para os que fazem parte do Residencial Morada dos Canários, ainda continuam.

Nesta terceira semana do mês de dezembro, o Senai também deu início ao curso de costura para os domiciliados no Morada dos Canários. Na penúltima semana do mês, também será realizado o curso de panificação para os moradores do Caminho do Mar 2, agendado para o dia 20 de dezembro (segunda-feira).

Foto: Josué Silva