Home Dicas Segurança no trabalho: como engajar e conscientizar
Dicas

Segurança no trabalho: como engajar e conscientizar

Envie
Crédito: Tigercat_LPG/iStock
Envie

Quando o assunto é segurança no trabalho, um dos maiores desafios é como engajar os colaboradores

 

Segundo alguns estudos feitos pelo Ministério da Fazenda, em um período de cinco anos foram relatados mais de 3 milhões de casos de acidentes de trabalho. Neste contexto, falar da importância da segurança no trabalho é essencial.

 

Mas, afinal, o que é segurança no trabalho? Como o nome sugere, é um conjunto de práticas e medidas adotadas pelas empresas para garantir a proteção e a saúde dos trabalhadores, seja na prevenção de acidentes ou doenças, dependendo da área.

 

Entretanto, muitas empresas enfrentam problemas ao tratar da adesão e do engajamento dos colaboradores com estes tópicos. Diante disso, surgem algumas dicas e tarefas que tornam este processo mais fluído e tranquilo.

 

Antes de tudo, explicar o que é segurança no trabalho e qual sua importância é essencial. Seja com palestras dentro das empresas ou em reuniões sobre o assunto, é uma forma de mostrar a importância e até mesmo levar esta informação para funcionários que ainda não compreendem.

 

Uma ideia que funciona é manter os manuais e as normas atualizados, assim, o funcionário sempre terá um meio de consulta. Para a empresa, um ponto que demanda atenção no desenvolvimento desses documentos é estar atento às normas de trabalho da CLT e da medicina do trabalho, para que tudo esteja sempre de acordo.

 

Promover treinamentos é outra dica. Mostrar para os funcionários o que pode causar acidentes, como entender os riscos e as principais formas de proteção é fundamental. Trazer orientações e dicas de primeiros socorros ao tratar de emergências é outro passo que não pode ser esquecido.

 

É obrigatório que toda empresa possua uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), conforme estabelecem as leis trabalhistas. Essa comissão é sempre composta por funcionários da própria empresa que ajudam nas campanhas de conscientização e fiscalização dos manuais. É uma forma de incentivo para este engajamento.

 

A empresa também deve cumprir algumas obrigações. Dependendo da área e da função, o fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual) é de responsabilidade da empresa para seus funcionários. Esses englobam desde capacetes até luvas, máscaras e outros equipamentos que protegem os trabalhadores de riscos específicos, sendo obrigação da empresa mantê-los até a aposentadoria especial de funcionários que trabalham em funções com graus de periculosidade.

 

Para saber se tudo está de acordo em termos de segurança no trabalho e até mesmo para relembrar os funcionários e aumentar a adesão à causa, é interessante que sejam aplicadas inspeções e auditorias periódicas para verificar o cumprimento das normas de segurança e identificar áreas que demandem maior melhoria.

 

Além de proteger os trabalhadores e evitar problemas maiores para ambas as partes, investir em segurança no trabalho também contribui para o aumento da produtividade. Isso porque garante uma qualidade de vida maior e mostra aos funcionários essa preocupação. Tudo isso torna o ambiente mais seguro e tranquilo. Reforçar as questões de segurança e a importância da adesão é prioritário.

Envie
Artigos Relacionados
19910
Dicas

Como se proteger da desvalorização dos investimentos?

Investir exige técnicas e estratégias que ajudam a aprimorar o resultado. No...

2149300756 (1)
Dicas

Guia prático: como desenvolver um programa de treinamento e capacitação eficaz para seus colaboradores

Em um cenário empresarial dinâmico e competitivo, a habilidade de se adaptar...

Dicas

3 dicas para manter a pelagem do seu cachorro bonita e saudável

Cachorros que possuem pelo longo precisam de cuidados recorrentes para se manterem...

Img 20240502 Wa0051
Dicas

Notizia Pizzaria comemora o Dia da Pizza com promoções

Celebre essa data de um jeito genuinamente italiano!   Desde 1985, 10...