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Segurança e confiabilidade dos bancos influenciam a preferência de quase metade dos consumidores, segundo pesquisa

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Segurança e confiabilidade dos bancos influenciam a preferência de quase metade dos consumidores, segundo pesquisa
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Nos últimos anos, os bancos brasileiros e o setor bancário como um todo vêm experimentando mudanças relevantes devido à digitalização. Esse movimento impacta milhões de brasileiros e aumenta a preocupação com a segurança bancária na vida dos usuários. Levando esse cenário em consideração, a Akamai Technologies, empresa de nuvem e cibersegurança, em parceria com a Cantarino Brasileiro, encomendou pelo sexto ano consecutivo um estudo para entender os hábitos e experiências dos clientes dos bancos em todo o território nacional.

Quando perguntados sobre o motivo de um banco ser o seu de uso principal, 21% dos entrevistados afirmaram que o principal motivo de escolha é o fato de ele contar com boas práticas de segurança. Ainda, para quase metade dos entrevistados, a principal característica que um banco principal deve ter é a segurança, enquanto 47% afirmaram que ser seguro e confiável são as melhores caracteríesticas do seu banco principal.

Claudio Baumann, Diretor Geral da Akamai Technologies para América Latina, analisa que a rápida digitalização dos bancos tradicionais e o surgimento dos bancos digitais trouxeram novos desafios para a cibersegurança desse setor, e isso reflete nas percepções dos consumidores. “Bancos e segurança sempre andaram lado a lado. Entretanto, os dados mostram que, com o avanço das novas tecnologias nessa indústria, a segurança digital se transforma cada vez mais em um pilar para uma experiência positiva dos correntistas com as instituições financeiras”.

Além disso, quando o assunto é o critério para escolher um banco principal, a segurança continua aparecendo como fator primordial. Quase um terço (28%) atestaram que maior segurança dos seus dados e nunca ter vazamentos de informação é o principal critério na hora da escolha.

Fraudes e segurança nos canais digitaisA pesquisa da Akamai também revelou algumas experiências negativas que os consumidores já tiveram com os bancos. Ao responderem se já haviam sofrido algum tipo de fraude relacionada a transações financeiras, 28% dos entrevistados afirmaram já ter enfrentado essa situação. Em relação ao tipo de fraude sofrida, mais da metade corresponde à clonagem de cartões (52%), enquanto vazamento e utilização indevida de dados também aparece de forma significativa (34%).

Indo mais além, o estudo identificou alguns hábitos e atitudes adotados pelos consumidores para se manterem seguros ao usar canais digitais dos bancos. Adoção de biometria ou reconhecimento facial é utilizada por 81% dos participantes, enquanto a autenticação de dois fatores chega a 76%. Entre os entrevistados que já souberam de algum vazamento de dados, mais da metade (53%) respondeu que mantiveram a sua conta após a notícia e adotaram procedimentos de segurança.

Adesão ao Open Finance também requer segurança e confiabilidadeOs dados obtidos pelo no estudo mostraram que a segurança também é uma questão relevante quando o assunto é o Open Banking ou Open Finance. A pesquisa encomendada pela Akamai ilustrou os sentimentos mistos em relação ao Open Finance, com destaque para o fato de que, para 29% dos clientes, a facilidade mais esperada pelo Open Finance é mais segurança em suas transações.

Ainda assim, mais da metade (58%) dos clientes permitiria o compartilhamento de suas informações informações financeiras pelo seu banco com outras empresas, com consentimento, para que pudessem fazer aplicações, financiamentos e outras operações em outras instituições sem ter que abrir conta nelas e usando apenas aplicativos.

Baumann finaliza apontando que “49% dos respondentes não conhece ou tem poucas informações sobre o serviço de Open Finance ou Open Banking. Para os bancos, isso traduz o potencial de crescimento desses serviços no país em um futuro próximo, ao mesmo tempo que ilustra os desafios envolvidos na implementação e adoção dessa ferramenta. Será importante educar a sociedade, explicando o que é e quais os benefícios do compartilhamento de informações, ressaltando que ele é seguro para todos”.

MetodologiaO estudo foi realizado através de entrevistas em um painel online com 1.412 brasileiros, em todas as regiões do país entre março e abril de 2023. Os objetivos do estudo são avaliar bancos que as pessoas tinham contas, como as pessoas usam esses bancos e seus produtos, por quais canais acessam os bancos, como lidam com a questão da segurança e aspectos como criptomoedas, Open Finance e novas instituições financeiras.

Sobre a AkamaiA Akamai potencializa e protege a vida online. As principais empresas do mundo escolhem a Akamai para criar, entregar e proteger suas experiências digitais, ajudando bilhões de pessoas a viver, trabalhar e jogar todos os dias. Com a plataforma de computação mais distribuída do mundo, da nuvem à edge, nós facilitamos o desenvolvimento e a execução de aplicações para os nossos clientes, enquanto mantemos as experiências mais próximas dos usuários e as ameaças ainda mais distantes. Saiba mais sobre as soluções de segurança, computação e entrega da Akamai em akamai.com/pt e akamai.com/pt/blog ou siga Akamai Technologies no Twitter e LinkedIn.

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