“Prêmio SEIM Integrando Ações: Direitos Humanos e Gestão Pública” será entregue durante o evento
A Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio realiza nesta sexta-feira, 29/08, entre 14h e 17h, o seminário “Direitos Humanos e Gestão Pública: Políticas de Inclusão no Enfrentamento ao Desaparecimento e Tráfico de Pessoas”, no Auditório da OAB, no Centro do Rio. O objetivo do evento é promover a troca de informações sobre ações integradas de prevenção, proteção e assistência às vítimas e familiares do desaparecimento e tráfico de pessoas. Com o seminário, a Secretaria busca estimular gestores públicos, entidades da sociedade civil e lideranças da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a se unirem no aprimoramento de ações e na criação de novas estratégias para agilizar a troca de informações sobre desaparecidos.
• Os gestores devem trabalhar visando politicas públicas para fortalecer os dispositivos institucionais, investir na capacitação de profissionais da segurança pública e envolver a sociedade civil para obter êxito na luta contra esses crimes. “ Direitos Humanos são a base da inclusão e da justiça. Desigualdade e exclusão aumentam a vulnerabilidade ao tráfico e ao desaparecimento de pessoas. Nosso seminário reune lideranças da Região Metropolitana e especialistas para fortalecer a prevenção, a proteção e a justiça”, diz a Secretária de Integração Metropolitana, Cynthia Felix.
O evento contará ainda com a entrega do prêmio “SEIM Integrando Ações ”, que homenageará projetos e campanhas da Região Metropolitana do Rio com um troféu, como reconhecimento às iniciativas exitosas ligadas ao tema “Direitos Humanos e Gestão Pública: Políticas de Inclusão no Enfrentamento ao Desaparecimento e Tráfico de Pessoas”
• Quando falamos de direitos humanos na gestão pública, tratamos de um compromisso que vai muito além de discursos. O Seminário é mais uma oportunidade de ampliar esse debate e reforçar nosso papel: o de cuidar de gente, com seriedade, sensibilidade e ação efetiva ” explica Marcos Dias.
Participarão do painel o Presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Marcos Dias, o Coordenador Geral do Disque Denúncia no Rio de Janeiro e Presidente do Instituto MovRio, Renato Almeida, que falará sobre criação e implantação do Disque Denúncia. Também fazem parte da mesa Ana Carla Prado, Assessora de Planejamento e Resiliência do COR – Centro de Operações e Resiliência, que falará sobre o monitoramento da cidade por meio da tecnologia e compartilhamento de informações e Sidney Guerra, Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB – RJ.
Serviço:
“Direitos Humanos na Gestão Pública: Políticas de Inclusão no Enfrentamento ao Desaparecimento e Tráfico de Pessoas”
Data: 29/08 (sexta-feira)
Horário: 14h às 17h.
Local: OAB-RJ – Av. Marechal Câmara, n° 150 – 9° andar – Centro – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ
O Seminário será transmitido ao vivo via Instagram.
Evento gratuito, sujeito a lotação. As inscrições poderão ser feitas pelo link disponível na bio do nosso instagram – @seim.rio. O local possui estrutura adaptada. Classificação Livre.