Home Estados Rio de Janeiro SECEC anuncia obras nas bibliotecas parque
Rio de Janeiro

SECEC anuncia obras nas bibliotecas parque

Envie
Default Featured Image
Envie
Unidades da Rocinha, Manguinhos e Centro passarão por reformas e receberão melhorias na infraestrutura

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa reabriu hoje a Biblioteca Parque da Rocinha, que ficou fechada durante mais de um ano por conta da pandemia. Durante a cerimônia, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, anunciou investimentos para o equipamento e para as demais unidades da SECEC, que passarão por reformas.

“Sabemos que o investimento em Cultura tem um enorme poder multiplicador na sociedade. Cada centavo gasto no setor ajuda na geração de empregos, na formação dos cidadãos, no estímulo ao turismo e principalmente na transformação do nosso território num espaço de mais alegria, harmonia e desenvolvimento humano. A leitura, sobretudo, transforma as pessoas e é um alento para a alma”, declarou a secretária.

A SECEC está em tratativa para a liberação de verba do Fundo Nacional de Cultura para executar melhorias na Rocinha e nas bibliotecas parque de Manguinhos e do Centro. No projeto, estão previstas intervenções como recuperação de estruturas metálicas, melhorias na drenagem pluvial, instalação de circuitos internos de vídeo e de proteção contra raios, aprimoramento dos sistemas contra incêndio, ampliação das redes de telecomunicações e reforma de instalações elétricas e banheiros.

A Secretaria também planeja investir parte da verba na reforma da unidade do Complexo do Alemão, que se encontra fechada, e a criação de uma nova biblioteca para atender a comunidade da Mangueira.

Durante a cerimônia de reabertura da Biblioteca, houve a realização de diversas atrações artísticas. A pesquisa ao acervo de mais de 14 mil livros da unidade está funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. No entanto, nos cinco andares da construção são oferecidos cursos, oficinas e palestras sobre várias atividades até o período noturno.

BPE da Rocinha reabre com oficinas e reforço escolar para os alunos

Para o retorno da Biblioteca Parque, que volta com funcionamento de 10h às 18h de segunda à sexta, além de melhorias nos equipamentos, os elevadores e banheiros receberam consertos que auxiliam na acessibilidade para o público. Além disso, a equipe de funcionários também ganhou reforço para o atendimento dos frequentadores.

Na programação da reabertura, a Biblioteca Parque da Rocinha, que tem um acervo de mais de 14 mil livros, irá oferecer aulas de reforço escolar voltadas para o Ensino Fundamental, dança, música e também atividades corporais, como yoga, boxe, capoeira e alongamento. As oficinas incluem hip hop, áudio e vídeo.

Da comédia à música, Teatro Nova Iguaçu Petrobras recebe diversas atrações em outubro

Da comédia à música, Teatro Nova Iguaçu Petrobras recebe diversas atrações em outubro

Leia Mais
Governo do Estado e Sesc RJ celebram o Dia do Professor com grande encontro cultural e formativo no Teatro da Ilha

Governo do Estado e Sesc RJ celebram o Dia do Professor com grande encontro cultural e formativo no Teatro da Ilha

Leia Mais
Governo do Estado do Rio investe R$ 24 milhões na modernização de unidades universitárias de saúde

Governo do Estado do Rio investe R$ 24 milhões na modernização de unidades universitárias de saúde

Leia Mais
Pescadores do Projeto Águas da Guanabara retiram 12 toneladas de lixo em mutirão

Pescadores do Projeto Águas da Guanabara retiram 12 toneladas de lixo em mutirão

Leia Mais
Malize apresenta o premiado show ‘Amor Raro’ no Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá

Malize apresenta o premiado show ‘Amor Raro’ no Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá

Leia Mais
Envie