Conecte-se conosco

BA

Saúde reforça estratégias de prevenção ao Aeds Aegypti com ação em shopping

Publicado

em

Saúde reforça estratégias de prevenção ao Aeds Aegypti com ação em shopping

Alinhados às medidas restritivas e com todos os protocolos de segurança preconizados para evitar o contágio do coronavírus, nesta quinta-feira (10) agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) levaram orientações de prevenção à proliferação do mosquito Aeds Aegypti ao público na entrada do Parque Shopping Bahia. O mosquito é vetor das arboviroses dengue, chikungunya e doença causada pelo zika vírus.

De acordo com a secretária da Sesa, Maria Isabel Andrade, a proximidade com o verão acende o alerta quanto à necessidade de redobrar os cuidados. “Na estação mais quente do ano é quando a proliferação do vetor acontece em larga escala, aumentando o número de casos. Além disso estamos participando da Semana Nacional de Combate ao Aedes”

A secretária destaca que desde segunda-feira (7) houve uma intensificação com mobilizações das equipes nas unidades para chamar a atenção dos pacientes. “Enquanto aguardam atendimento, nos postos de saúde, desenvolvemos um trabalho de conscientização, orientando sobre os cuidados necessários para evitar criadouros do mosquito nos imóveis ”, relatou.

Em março o município notificou o maior número de casos, registrando aproximadamente 100 casos de dengue, 200 de chikungunya, e oito associados de zika confirmados através de exames laboratoriais. Em Lauro de Freitas é realizada a sorologia para arbovirose na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Itinga. “A coleta de sangue é feita após suspeita clínica. O material é enviado para o Lacen-Ba e em até 30 dias emitido o diagnóstico”, explicou Isabel.

Jornalista Loren Lima

Foto Lucas Lins

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Light Dark Dark Light