Saúde e trabalho: como manter o foco e a produtividade no dia a dia
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Rotina organizada e planejada, alinhada a exercícios físicos, auxilia na produtividade

Para organizar uma rotina de trabalho, estudos e afazeres domésticos, exige-se das pessoas organização e planejamento. Às vezes, parece que 24 horas por dia não são o suficiente para cumprir todas as tarefas necessárias a serem entregues, e com isso torna-se um ciclo exaustivo e improdutivo. Porém é necessário obter controle da situação e administrar melhor o tempo gasto. Desta forma, consegue-se obter sucesso na realização dos afazeres.

Para manter o foco nas tarefas diárias, a dica é montar uma lista organizada com horários e objetivos que devem ser alcançados naquele dia. E, à medida que for sendo realizado, sinalize com uma marcação e parta para o próximo item. A utilização de agendas,  planners semanais e diários ajuda muito nesse processo de organização da rotina e das tarefas.

Acordar cedo pode ser um desafio para algumas pessoas, ainda mais com a rotina de home office, devido à pandemia. Porém é uma forma de aproveitar melhor o dia e ele ser mais produtivo. O corpo humano, ao acordar tarde, tende a ser mais preguiçoso; portanto, não é uma rotina ideal a ser seguida. 

Procure cumprir as tarefas mais difíceis de serem elaboradas, como o primeiro item da lista planejada. As tarefas que exigem mais tempo e dedicação devem se tornar prioridade; afinal, a procrastinação é uma inimiga da produtividade. 

Adapte dentro da rotina de trabalho e estudos a prática de exercícios físicos. Busque por atividades físicas que deem prazer na hora de movimentar o corpo, seja se matriculando em aulas de pilates ou em uma academia de musculação. O exercício físico, alinhado a uma boa alimentação e com a utilização de suplementos pós-treino, ajuda na concentração e elimina níveis de estresse e ansiedade.

De acordo com a National Sleep Foundation, ter uma boa noite de sono para um adulto deve ser de sete a nove horas; portanto, organize-se para dormir tranquilamente após uma refeição leve, à base de chás e uma boa leitura de um livro que goste, para ter esse momento relaxante e conseguir descansar o suficiente para o dia seguinte. Antes de dormir, evite o uso de celulares e televisões, pois a luminosidade das telas pode afetar o seu sono.

Saber respeitar os nossos limites e os limites dos demais é necessário para não vivermos pressionados pela rotina exaustiva de trabalho e estudos. Mas, para manter o foco, a produtividade e concentração, as dicas citadas acima são infalíveis para realizar as tarefas desejadas com sucesso.

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

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