A alimentação é a principal fonte de energia do organismo, podendo impactar diretamente a performance nos treinos
A alimentação é a base de uma vida saudável. No esporte, uma rotina alimentar bem equilibrada pode ser ainda mais importante do que a disciplina de treino e o esforço físico. Isso porque a dieta é diretamente responsável pela energia, disposição e bom funcionamento do organismo – tudo isso impacta na performance de um atleta.
Além de suprir todas as necessidades do corpo, para os esportistas, a alimentação também costuma fazer parte de um plano que tem como objetivo atingir as metas pessoais de cada um, seja no resultado dos treinos ou na forma física. Alguns alimentos têm o poder de potencializar o efeito dos exercícios físicos no corpo e até mesmo ajudar em sua recuperação.
Conheça a seguir alguns dos alimentos que podem maximizar a performance de atividades físicas e que são essenciais na dieta de quem pratica esportes!
Aveia
A aveia é um alimento versátil, nutritivo e de baixo custo. Fornecendo boas quantidades de proteína vegetal, carboidratos e fibras, a aveia pode fazer parte de diferentes receitas – cozida, crua, no almoço ou no jantar, com doces ou salgados. Além dos nutrientes, ela também proporciona uma sensação de saciedade prolongada, o que pode ser positivo em dietas um pouco mais restritivas, focadas em emagrecimento.
Frutas vermelhas
São diversas as opções de frutas vermelhas a serem inseridas na dieta. Todas elas fornecem boas quantidades de vitamina C, fibras e antioxidantes. Por serem baixas em caloria, é possível consumir uma quantidade maior de frutas e, assim, sentir-se saciado com mais facilidade e por mais tempo.
As frutas vermelhas podem trazer sabor a diversas receitas e apresentam boa versatilidade nas formas de consumo.
Quinoa
A quinoa é um alimento gerador de energia de lenta combustão para o organismo, e, por isso, pode ser o gás que faltava no momento do treino. O grão é um carboidrato complexo, rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de também possuir ampla versatilidade para receitas e formas de consumo.
Ovo
O ovo é conhecido como um dos alimentos mais completos para o organismo por ser rico em proteínas, nutrientes e gorduras positivas. Uma informação pouco difundida, no entanto, é que o ovo faz parte do grupo de alimentos ricos em creatina, um grupo de proteínas que serve como fonte de energia para atividades físicas intensas.
A creatina é produzida naturalmente pelo corpo e está presente no cérebro e nos músculos. Porém, por fornecer energia e trazer tônus muscular, ela também costuma ser comercializada para suplementação de atletas. Inserir o ovo e outros alimentos que fornecem boas quantidades de creatina natural pode fazer grande diferença na performance dos atletas e diminuir a necessidade de suplementação sintética.