SAST e DAST: O que é e qual a diferença?

SAST e DAST: O que é e qual a diferença?

Guilherme Vito
4 min p/ ler 1.6k já leram
SAST e DAST: O que é e qual a diferença?https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-graficos-de-conexao-de-tecnologia-da-informacao_16455385.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=dfe50c5a-cfef-42de-8508-083338ff6c2a

Muitas pessoas questionam sobre Sast e dast, o que são, e ambas são ferramentas que fazem a análise de funcionalidade em softwares com agilidade. Existem outras diferenças importantes e que são fundamentais durante o processo de desenvolvimento das aplicações.

Empresas que não atuam com esse modelo de recurso podem ter ainda mais dificuldades de identificar problemas nas ferramentas. Dessa forma, ocorre desperdício de investimentos e recursos, e, caso o conteúdo seja lançado para o mercado, pode ter uma recepção negativa dos usuários e manchar a imagem da empresa.

O que é o SAST?

O Static Application Security Testing é o teste de segurança de aplicativo estático, que tem a função de fazer a análise de códigos para encontrar possíveis anormalidades em aplicativos. Desde modo, o processo é realizado por meio de código-fonte, assim como dos códigos binários ou bytes de diferentes aplicativos.

Neste caso, o SAST consegue executar as regras que forem solicitadas durante a predefinição dos testes. Ao fazer isto, você pode ter mais praticidade para identificar possíveis vulnerabilidades e conversar com a sua equipe para solicitar a correção imediata.

O que é o DAST?

Dynamic Application Security Testing é a abordagem de segurança que tem a função de testar como está a execução dos softwares. Ou seja, o profissional realiza uma análise de um programa que pode ser feita em tempo real, a fim de compreender se está em pleno funcionamento ou se deve passar por melhorias.

É possível trabalhar com o DAST em diversos softwares, mesmo que a linguagem seja mais antiga ou atual. Este recurso, geralmente, é encontrado em código aberto, e é regularmente utilizado por desenvolvedores para encontrar possíveis falhas na segurança.

Qual a diferença entre SAST e DAST?

SAST é usado para testes em aplicações de maneira estática para encontrar anormalidades, enquanto o DAST é usado em softwares para avaliar o nível de segurança das plataformas e programas. Caso anormalidades sejam detectadas, os profissionais conseguem corrigir o que for preciso com mais segurança.

Vantagens e desvantagens do SAST

Ao saber Sast e dast, o que são, é fundamental entender as principais vantagens e desvantagens desse modelo de ferramenta. Dessa maneira, você vai ter ainda mais segurança de trabalhar com o recurso para lançar os seus aplicativos. Confira:

Vantagens Desvantagens
De rápida verificação Seguro e robusto Falhas de segurança podem ser corrigidas tempos antes do lançamento de um produto Econômico Não gera gastos de recursos SAST só consegue analisar código estático A ferramenta ainda pode apresentar falsos positivos Pode gerar resultados errados

Entre as principais vantagens do SAST está não demandar recursos extremos e ser mais econômico. A equipe de desenvolvimento consegue verificar potenciais falhas com agilidade e resolver o que for preciso, antes que a aplicação seja divulgada no mercado para potenciais clientes.

Vantagens e desvantagens do DAST

O DAST é uma ferramenta prática que pode ser utilizada por sua empresa para auxiliar na detecção de erros. Para ter sucesso nesta etapa, a equipe de desenvolvimento precisa analisar os diferenciais desta opção abaixo, antes de fazer o trabalho:

Vantagens Desvantagens
Identificação de vulnerabilidades com rapidez Testes em tempo real Oferece uma visão ampla de possíveis falhas Correções podem levar mais tempo Podem ser ter um preço elevado É possível ocorrer dificuldades para encontrar erros depois da plataforma estar pronta

Note que o DAST, por ser usado mais tarde no processo de desenvolvimento, pode ser atrapalhar na procura por erros. As falhas podem passar pela equipe e serem notadas somente quando o software estiver finalizado e perto de ser enviado às lojas digitais de apps.

Por que fazer testes de segurança?

Testes de segurança previnem falhas no funcionamento de aplicativos e softwares, auxilia a descobrir erros com antecipação e garantem plena experiência aos usuários. Deste modo, ao saber Sast e dast, o que são, você tem a possibilidade de contar com a Rainforest Technologies para trabalhar com ambos os recursos na empresa.

Caso uma companhia não realize os testes, muito dificilmente vai encontrar vulnerabilidades, e quando o app chegar ao mercado, pode não conquistar o público-alvo como esperado. Isto porque está repleto de erros, não abre corretamente, é muito lento e algumas das funcionalidades podem sequer funcionar.

É com a Rainforest Technologies que você tem a oportunidade de entender o que é typosquatting e de realizar os testes que precisar, a fim de ter a certeza de que as suas aplicações estão em pleno funcionamento. Entre em contato pelo chat e, em breve, responderemos à sua mensagem para tirar as suas principais dúvidas!

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 57
Kkkk 36
Triste 10
Raiva 6

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.