Conecte-se conosco

Viagens

São Paulo e Rio de Janeiro são os destinos mais procurados para os próximos feriados deste ano, destaca ViajaNet

Publicado

em

Retomada no setor de turismo movimenta interesse por voos domésticos nos feriados de outubro e novembro, e região Nordeste do país também se destaca

Os feriados e datas comemorativas costumam ser um marco para a economia e para o turismo, sendo datas muito rentáveis e esperadas. Com a chegada da pandemia, no entanto, os setores foram bastante afetados. Agora, com o avanço da vacinação, reabertura de comércios e pontos turísticos, os brasileiros estão voltando, aos poucos, a retomar hábitos e desejos a níveis pré-pandêmicos, como viajar. 

Quem aponta isso são os números e a mudança de comportamento dos turistas. De acordo com um levantamento feito pelo ViajaNet, agência virtual de turismo, a cidade de São Paulo foi o destino mais procurado pelos turistas, com 16,3% de interesse, que descolaram-se de avião no feriado do Dia das Crianças, que também homenageia oficialmente o Dia de Nossa Senhora Aparecida. 

Na sequência, apareceu Rio de Janeiro, representando 7,5% de busca, seguida por Salvador, com 5,2%, Recife, com 4,9% e Brasília, com 4,6%, fechando as cinco cidades brasileiras mais procuradas para o feriado prolongado. 

Segundo a pesquisa, que apurou o volume de vendas de passagens aéreas para o período de 08 a 13 de outubro, do total, a região Sul (Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba) e o Nordeste (Salvador, Recife e Fortaleza) aparecem no topo da lista com viagens para três cidades cada uma. Em seguida, a segunda região mais procurada é a Sudeste, com voos para SP e RJ. Abaixo, confira a listagem completa:

Cidade Volume de busca
São Paulo 16,3%
Rio de Janeiro 7,5%
Salvador 5,2%
Recife 4,9%
Brasília 4,6%
Porto Alegre 4%
Fortaleza 4%
Florianópolis 3,6%
Curitiba 3,3%

(Crédito: ViajaNet)

Perspectivas para os próximos feriados

Seguindo a tendência de crescimento, a pesquisa também traçou as perspectivas de viagens para os próximos feriados deste ano. Até o momento, no feriado de Finados, a cidade paulistana também lidera, com folga, e retém mais de 16% do volume de busca. Logo após, surgem Rio de Janeiro (12,7%), Fortaleza (6,8%), Recife (6,4%) e Porto Alegre (5,4%). 

A cidade de Porto Seguro, na Bahia, que não havia aparecido nas tendências de destinos mais procurados para o feriado anterior, aparece como destaque, assumindo a oitava posição (com 2,6% de interesse) para o feriado celebrado no dia 02 de novembro. 

Com o aumento da confiança dos turistas brasileiros para fazer viagens, o segmento de turismo se prepara e observa o momento de retomada com otimismo. De acordo com a movimentação e o comportamento dos viajantes, é possível apontar também os destinos mais desejados para o feriado da Proclamação da República, que ocorre no dia 15 de novembro. 

A região metropolitana de São Paulo permanece na primeira posição. Desta vez, com quase 19% do volume de compra de voos domésticos pelos brasileiros. Logo atrás, somando 7,1% de procura por passagens aéreas, aparece Salvador, seguido por Rio de Janeiro (6,2%) e Fortaleza (5,7%), fechando as quatro cidades com maior busca. 

Para Daniely Oliveira, gerente de comunicação do ViajaNet, o constante interesse pela maior cidade do país está associado à pluralidade e versatilidade. “Além de ser o principal destino de turismo para negócios, São Paulo oferece muitas opções de pontos turísticos e atrações, que conseguem agradar todos os tipos de públicos, em uma viagem solo ou não. É um local que pode ser visitado em qualquer época do ano”, destaca. 

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *