Conecte-se conosco

BA

SAC Digital ultrapassa marca de 4 milhões de usuários

Publicado

em

Sac digital

Mais de quatro milhões de cidadãos baianos já estão cadastrados no SAC Digital, a plataforma de serviços públicos eletrônicos do governo do Estado. Só este ano, cerca de 1,5 milhão de usuários passaram a utilizar a ferramenta para ter acesso facilitado à emissão de documentos e outros serviços, além de agendar atendimentos na Rede SAC. Os números confirmam o avanço da política de transformação digital que este ano rendeu à Bahia segundo lugar no ranking do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais, voltado para a avaliação de governos estaduais e distrital. 

De acordo com o diretor de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, no início de 2020 a plataforma tinha apenas 250 mil usuários cadastrados. O crescimento exponencial foi motivado pela pandemia que ajudou a impulsionar a estratégia deflagrada pelo Estado em 2018, com o lançamento do SAC Digital. “Com uma base grande de cidadãos e um processo de digitização em franca expansão, a tendência é haver um aumento progressivo no número de serviços prestados na plataforma”,  acredita Takenami. 

Entre as novidades que deverão ser oferecidas no futuro aos cidadãos – e atualmente encontram-se em fase de planejamento pela equipe do SAC Digital, em parceria com os órgão estaduais –  há, por exemplo,  o agendamento para Doação de Sangue no Hemoba e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em paralelo, estão previstas também  melhorias nos serviços de emissão da 2ª e demais vias da carteira de identidade, com o objetivo de reduzir ao máximo a necessidade de deslocamento dos cidadãos até os postos da  Rede SAC.  

No total, desde o seu lançamento, o SAC Digital já viabilizou mais de 7 milhões de atendimentos on-line. Atualmente, são ofertados ao cidadão 598 serviços públicos, sendo que 51 eles estão disponíveis de forma inteiramente remota. No topo da lista de serviços mais procurados pelo público, estão a emissão de documentos como o CRLV- e, a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, e o RG Expresso, além da 2a via e da versão definitiva da CNH. Para completar, a plataforma possibilita uma série de facilidades aos cidadãos, como o agendamento on-line para veículos de passeio nas travessias do ferry-boat. Com a expectativa de receber grande  procura no  final de ano, o serviço tem a vantagem de não demandar pagamento antecipado nem cobrança de taxa de serviço: o motorista só paga pelo ticket ao se apresentar no guichê, momentos antes da viagem. 

Fonte: Ascom/ Saeb

Pamela Simplício

Link

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *