Conecte-se conosco

Entretenimento

Roda de coco, samba e festejos de boi embalam os últimos shows de temporada online do músico, ator e capoeira Augusto lúna

Publicado

em

Nega Duda, Dêssa Souza, Varão Angola, Geraldo Magela e Paloma Xavier estão entre as participações especiais

Augusto lúna, músico, ator e capoeira conhecido por atuar nas periferias da cidade e do estado de São Paulo desde 2005, encerra, nos dias 26 e 30 de abril, às 20h, a temporada de shows “Canteiro de Raiz”. 

Durante a ação, transmitida gratuitamente pelo canal de YouTude do próprio artista, projeto funde a musicalidade das rodas de coco, samba e festejos de boi, entre outros terreiros que cultivam as origens da música popular brasileira, aos estilos contemporâneos como soul, blues, rap, reggae, afrobeat e MPB. Esta mistura é evidente em faixas como “Vaqueiro Malvado” e “Aparei Minha Roseira”, ambas acompanhadas por atabaque nas mãos de Varão Angola. Em “Canção Para São João”, composta por Geraldo Magela, o convidado canta e toca uma caixa do divino. Somando uma a uma, o baixo e guitarra elétrica de Iúna.

Além dos já citados Varão Angola e Geraldo Magela, Nega Duda, Dêssa Souza e a dançarina Paloma Xavier estão nas participações especiais. 

Intitulada “Canteiro de Raiz”, a iniciativa foi organizada pela articuladora cultural Pin Rolê Invenções e é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do ProAC Lab Lei Aldir Blanc 39/2020.

SOBRE AUGUSTO IÚNA

Augusto Iúna é artista e arte educador atuante nas periferias da cidade e do estado de São Paulo desde 2005. Tendo passado por diversas bandas de destaque consideradas referências da zona sudoeste do Estado, como Preto Soul, Al Anda Luz (que acompanhou o compositor e historiador Salloma Salomão), atualmente Clarianas e Ouroechá e sendo um fiel frequentador  de diversas manifestações populares como capoeira angola, samba de roda, rodas de coco, festejos de boi, tambor de crioula, maracatu e jongo tanto em casas tradicionais de fora da capital quanto nos “quilombos” urbanos espalhados aos cantos da capital, o artista assimilou uma musicalidade diversa que transita facilmente entre a cultura contemporânea de cordas e peles eletrizadas e a tradicional, onde o canto a capela é uma prece e um instrumento musical é uma divindade. 

SERVIÇO

Augusto lúna encerra temporada de shows “Canteiro de Raiz”

26 e 30 de abril, às 20h
Transmissão pelo canal de YouTube do próprio artista | https://www.youtube.com/channel/UC2p63NSPvd9aQ09QP5dg6bg

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA