Nega Duda, Dêssa Souza, Varão Angola, Geraldo Magela e Paloma Xavier estão entre as participações especiais
Augusto lúna, músico, ator e capoeira conhecido por atuar nas periferias da cidade e do estado de São Paulo desde 2005, encerra, nos dias 26 e 30 de abril, às 20h, a temporada de shows “Canteiro de Raiz”.
Durante a ação, transmitida gratuitamente pelo canal de YouTude do próprio artista, projeto funde a musicalidade das rodas de coco, samba e festejos de boi, entre outros terreiros que cultivam as origens da música popular brasileira, aos estilos contemporâneos como soul, blues, rap, reggae, afrobeat e MPB. Esta mistura é evidente em faixas como “Vaqueiro Malvado” e “Aparei Minha Roseira”, ambas acompanhadas por atabaque nas mãos de Varão Angola. Em “Canção Para São João”, composta por Geraldo Magela, o convidado canta e toca uma caixa do divino. Somando uma a uma, o baixo e guitarra elétrica de Iúna.
Além dos já citados Varão Angola e Geraldo Magela, Nega Duda, Dêssa Souza e a dançarina Paloma Xavier estão nas participações especiais.
Intitulada “Canteiro de Raiz”, a iniciativa foi organizada pela articuladora cultural Pin Rolê Invenções e é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do ProAC Lab Lei Aldir Blanc 39/2020.
SOBRE AUGUSTO IÚNA
Augusto Iúna é artista e arte educador atuante nas periferias da cidade e do estado de São Paulo desde 2005. Tendo passado por diversas bandas de destaque consideradas referências da zona sudoeste do Estado, como Preto Soul, Al Anda Luz (que acompanhou o compositor e historiador Salloma Salomão), atualmente Clarianas e Ouroechá e sendo um fiel frequentador de diversas manifestações populares como capoeira angola, samba de roda, rodas de coco, festejos de boi, tambor de crioula, maracatu e jongo tanto em casas tradicionais de fora da capital quanto nos “quilombos” urbanos espalhados aos cantos da capital, o artista assimilou uma musicalidade diversa que transita facilmente entre a cultura contemporânea de cordas e peles eletrizadas e a tradicional, onde o canto a capela é uma prece e um instrumento musical é uma divindade.
SERVIÇO
Augusto lúna encerra temporada de shows “Canteiro de Raiz”
26 e 30 de abril, às 20h
Transmissão pelo canal de YouTube do próprio artista | https://www.youtube.com/