Conecte-se conosco

Economia

Rispar lança crédito com garantia protegida

Publicado

em

Rispar lança crédito com garantia protegida

Rispar, primeira fintech a oferecer crédito em reais tendo bitcoin como garantia, lança um produto inédito no mercado cripto mundial: o “Garantia Protegida”. Nesta modalidade, mesmo que o bitcoin se desvalorize, não existirão chamadas de margem ou liquidações pela desvalorização. O cliente pode optar por esta segurança por um valor adicional nos juros que variam de 0.1 a 0.4 p.p’s adicionais por mês.

O bitcoin vem se mostrando a melhor garantia para diferentes modalidades de crédito. O ativo é precificado em um mercado global e apresenta alta liquidez, o que representa uma grande vantagem para crédito com garantia. Ao mesmo tempo, com inovações de produto, é possível diminuir o risco da alta volatilidade.

“Encontramos uma oportunidade de construir uma ponte sólida entre o mercado financeiro tradicional e mercado de criptoativos através do crédito. Apesar da notória evolução com as fintechs, o Brasil ainda possui lacunas importantes neste assunto, sendo um excelente espaço para inovações. O Garantia Protegida é o primeiro de uma série de produtos nunca vistos em crédito cripto no mundo que serão lançados pela Rispar nos próximos meses”, revela Leonardo Bianconi, CPO da Rispar.

Os produtos de crédito cripto existentes possuem mecanismos de gestão de riscos automatizados. Caso o bitcoin se desvalorize, ocorre uma chamada de margem para que o cliente realize um pagamento ou deposite mais garantia. Se o preço do ativo continuar a se desvalorizar, ocorre a venda a preço de mercado. Em momentos de instabilidade as liquidações podem acontecer em minutos após o início da baixa. Este risco afasta os investidores de longo prazo desta modalidade.

“Estamos no mercado de crédito e cripto há alguns anos e criamos a Rispar para valorizar o HODLer e o bitcoin. Em caso de chamada de margem, o cliente tem 2 dias úteis para equilibrar a dívida. Na garantia protegida, isto deixa de ser uma preocupação. Os investidores de longo prazo podem ficar tranquilos ao utilizar o produto da Rispar, sem medo de perder suas reservas por conta de oscilações de curto prazo e liquidações instantâneas”, afirma Rafael Izidoro, CEO da Rispar.

Menor Taxa do Mercado

A Rispar conta também com a taxa de juros mais baixa do mercado, que chega para competir com os grandes players nacionais e internacionais, tornando essa modalidade mais vantajosa que as opções tradicionais. A partir de agora, os clientes contam com taxas a partir de 0,49% a.m — podendo chegar a, no máximo, 1,29% a.m.

Em poucos meses de operação, a Rispar conta com cerca de R$6 milhões em bitcoins sob custódia, além da impressionante marca de inadimplência zero. A meta é que, até o final de 2021, a base de usuários supere 10 mil e o valor em crédito ofertado já tenha dobrado.

Toda a operação da Rispar segue uma estrutura regulamentada pelo Banco Central e conta com parceiros de peso, como a BitGo, uma empresa norte-americana de confiança e segurança de ativos digitais, e a QR Capital, maior gestora de investimentos 100% alocada em Criptoativos da América Latina e responsável pelo lançamento do primeiro ETF 100% alocado em bitcoin da América Latina, o QBTC11.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *