Apesar de ser conhecida pelos pontos turísticos tradicionais, existem alternativas ideais para quem procura aproveitar a cidade sem aglomerações
O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente por ícones como o Cristo Redentor, considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, e as praias de Copacabana. Porém a cidade guarda muitos tesouros fora desse circuito turístico mais tradicional.
Para quem está interessado em algo novo, explorar esses pontos turísticos pode fornecer uma perspectiva única, além da fuga do comum e de lugares movimentados. Com isso, é possível aproveitar melhor paisagens deslumbrantes. Separamos algumas opções interessantes para quem busca lugares alternativos.
Mirante Dona Marta
Localizado no Parque Nacional da Tijuca, esse ponto turístico possui vistas panorâmicas deslumbrantes, além de ser bem tranquilo. Do alto do mirante, é possível contemplar o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e até mesmo o Maracanã.
Para os amantes de fotografia, o nascer do sol no Mirante Dona Marta é uma oportunidade imperdível. Além disso, a trilha de acesso é muito bem sinalizada, e, para quem possui carro, é possível chegar sem problemas, o que torna o local mais acessível.
Praias da zona oeste
Na zona oeste do Rio, existem algumas praias menos conhecidas do grande público, como Grumari e Prainha, rodeadas por vegetação nativa. Esses locais são ideais para quem procura sossego e contato direto com a natureza.
Contudo, apesar da beleza, essas praias possuem infraestrutura bem limitada. O recomendado é levar os próprios alimentos e bebidas. Em épocas de temporada, é importante chegar cedo para garantir um bom lugar, dependendo do local escolhido.
Ilha da Gigoia
Localizada na Barra da Tijuca, a Ilha da Gigoia é possível ser acessada apenas por barco, mas compensa pela sua exuberância. Dentro da ilha, é possível ir a restaurantes charmosos e contar com um ambiente tranquilo para um passeio a dois ou em família. Vale também uma caminhada pelas ruelas estreitas e repletas de árvores.
Cachoeira do Horto
Localizada no Jardim Botânico, a Cachoeira do Horto é ideal para quem procura aventura e contato com a natureza. A trilha para chegar até o local é curta e acessível, mas é recomendado o uso de calçados adequados e um bom repelente.
Fazenda do Viegas
Localizado na zona norte da cidade, é ideal para quem gosta de arquitetura e história. O local ainda preserva traços da época colonial, com visitas guiadas para contar como o Rio de Janeiro chegou aos dias atuais de uma maneira completamente única.
Dicas para explorar com conforto e segurança
Para aproveitar melhor esses destinos, o ideal é se manter hidratado, usar protetor solar e planejar bem os horários de visitação para evitar aglomerações. Além disso, também é importante considerar o transporte, afinal de contas, muitos desses locais não são muito acessíveis com transporte público.
A opção de aluguel de carros no Rio de Janeiro pode ser o caminho mais viável. Com isso, é possível ter um veículo à disposição para explorar esses pontos com conforto e da maneira que quiser. Um exemplo disso é poder dirigir até as praias da zona oeste ou ao Mirante Dona Marta de maneira mais autônoma, sem depender de outras pessoas.
Sem contar que as locadoras disponibilizam opções para vários perfis, o que possibilita combinar diferentes passeios no mesmo dia e até mesmo maximizar a experiência da visita ao Rio de Janeiro. Portanto, explorar o Rio de Janeiro, além dos destinos tradicionais, é uma ótima oportunidade de descobrir novas facetas da cidade, com autenticidade e longe das multidões.