Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Rio alerta para vacinação contra Síndrome Respiratória Aguda Grave

Publicado

em

Por

© Fernando Frazão/Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro apresentou queda no indicador referente à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na semana entre 18 e 24 de maio, com estimadas 220 internações, das quais 72 estão oficialmente registradas.

O dado foi divulgado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ), da Secretaria de Estado de Saúde, com base no panorama semanal atualizado em 30 de maio.

“Apesar desta redução, que já era esperada, a secretaria reforça a importância da vacinação. O período mais frio do ano ainda não chegou e a imunização é a estratégia mais importante para que possamos evitar o agravamento dos casos. Nesta quarta-feira (4) teremos uma reunião com os municípios para reforçar a necessidade de se ampliar os índices de cobertura vacinal”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Mortes

Desde o início de 2025, o estado contabiliza 6.277 internações e 476 mortes por SRAG em consequência de infecções graves, com aumento de 3,44% nas internações e 1,70% nos óbitos em relação à semana anterior. Na semana de 11 a 17 de maio, a estimativa foi de 595 internações, número acima da média histórica para o período: 538 casos.

A cobertura vacinal está abaixo do ideal nos 92 municípios do estado do Rio. Apenas 836.542 doses foram aplicadas no público prioritário, o que representa menos de 20% da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

Idosos

Em relação à faixa etária, o panorama semanal mostra que – a partir de fevereiro deste ano – as internações por SRAG foram mais frequentes entre crianças de até nove anos de idade, com destaque para a faixa de um a quatro anos, que apresentou o maior número de casos, com maior incidência do vírus sincicial respiratório (VSR).

Para quem tem 60 anos ou mais, o vírus que mais infectou pessoas no início do ano foi o SARS-CoV-2. Desde o fim de março de 2025, a Influenza A passou a ser o vírus mais frequente neste grupo.

Cobertura vacinal

O painel semanal mostra que, até o momento, foram aplicadas 1.541.869 doses, das quais 836.542 foram destinadas ao público prioritário, o que representa menos de 20% da cobertura esperada para esse grupo no estado.

O quadro atual acende o alerta. A meta fixada pelo Ministério da Saúde é vacinar ao menos 90% dessa população.

Fonte

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Foto: Divulgação Leia Mais

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.