Esportes
Retrospectiva 2021: Brasil faz história na Olimpíada de Tóquio
[ad_1]
A capital japonesa foi palco, em 2021, de um feito histórico do esporte olímpico brasileiro. Na edição dos Jogos de 2020, disputada nesse ano por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o Time Brasil faturou 21 medalhas. Foram sete ouros (igualando o recorde da edição de 2016 no Rio de Janeiro), seis pratas e oito bronzes. Total que representou a melhor campanha verde e amarela nos 125 anos de história dos Jogos Olímpicos da era moderna, desde a edição inaugural em Atenas 1896.

As conquistas levaram o Brasil ao 12º lugar no quadro de medalhas e ao pódio em 13 modalidades. O desempenho feminino colaborou de forma decisiva para o sucesso nacional. De forma inédita, as brasileiras conquistaram 3 ouros em uma edição e totalizaram 9 pódios (foram ainda 4 pratas e 2 bronzes). Ao todo, 42,3% dos pódios verde e amarelos vieram de atletas do sexo feminino. A marca mais expressiva anteriormente era de 41,2% das conquistas, obtida em Pequim 2008 (2 ouros, 1 prata e 4 bronzes).
É PRAAAAAAAATA! 🥈
É deeeeeeeelaaaaaa!
É de Rayssa Leal! 🧚♀️
É do skate! 🛹
É do Brasil! 🇧🇷 #TimeBrasil #skateboarding📸 Wander Roberto/COB pic.twitter.com/tvvBM8jJsK
— Time Brasil (@timebrasil) July 26, 2021
A prata de Rayssa Leal, no skate, foi uma das conquistas mais emblemáticas. Aos 13 anos, a Fadinha ignorou a pressão de estar na estreia da modalidade em Olimpíadas e deu um verdadeiro show, ficando atrás apenas da anfitriã Momiji Nishiya na pista do Complexo Ariake.
Outra brasileira que fez história em Tóquio foi Rebeca Andrade. A paulista de Guarulhos foi espetacular no Centro de Ginástica de Ariake. Com o ouro no salto, e a prata no individual geral, ela faturou as primeiras medalhas do país no naipe feminino da modalidade em Olimpíadas.
Rebeca Andrade é a primeira mulher brasileira a conquistar duas medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos!!!
Diva que fala, né mores? 🥇🥈
📸: Jonne Roriz/COB e Miriam Jeske/COB pic.twitter.com/oxHMNDtwSR
— Time Brasil (@timebrasil) August 1, 2021
Já Mayra Aguiar alcançou o bronze na categoria até 78 kg do judô e se tornou a primeira mulher brasileira a ser dona de três medalhas na história dos Jogos em modalidades individuais. Por outro lado, a dupla Laura Pigossi e Luisa Stefani talvez tenha sido a responsável pela medalha mais improvável do Time Brasil no Japão. Elas conseguiram a vaga para participar dos Jogos na data limite (16 de julho), após a desistência de outras duplas. E, depois, foram derrubando várias adversárias consideradas favoritas até chegarem à decisão do bronze contra as russas Elena Vesnina e Veronika Kudermetova. Na quadra número 1 do Ariake Tennis Park, as paulistas fizeram 2 a 1 de virada e colocaram o Brasil pela primeira vez no pódio da modalidade.
É OUROOOOOOOOOOO🥇
⛵MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE vencem a regata da medalha da 49erFX e são BICAMPEÃS OLÍMPICAS!
HISTÓRICO! HEROÍNAS!#TimeBrasil #Sailing #JogosOlimpicos #Tokyo2020
📸 Júlio César Guimarães/COB pic.twitter.com/oI7HJxpHwP
— Time Brasil (@timebrasil) August 3, 2021
Se a conquista das tenistas não era esperada, o bicampeonato de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX não surpreendeu ninguém. Após faturarem o ouro no Rio de Janeiro e em Tóquio, as velejadoras ingressaram na seleta lista de bicampeãs, que tem as jogadoras de vôlei Fabi Alvim, Fabiana Claudino, Jaqueline Carvalho, Paula Pequeno, Sheilla Castro e Thaisa, campeãs nos Jogos de 2018 (Pequim) e de 2012 (Londres).
Outra medalha cercada por uma história sensacional foi o ouro da maratonista aquática Ana Marcela Cunha. Antes de Tóquio, ela já estava entre as maiores atletas da história da modalidade, tendo no currículo conquistas como quatro ouros em Mundiais e 18 títulos em Copas do Mundo. Mas faltava a medalha olímpica. Em Pequim e no Rio de Janeiro, ela ficou fora do pódio. Porém, no Japão a brasileira não deu chance para nenhuma adversária e foi dominante no circuito de 10 quilômetros montado na Marina de Odaiba, fechando a prova em 1h59min30s8.
É OUROOOOOOOOO 🥇🥇🥇
É de Ana Marcela Cunha! 🏊🏾♀️🇧🇷
Completou os 10km em menos de 2h.
Que espetáculo de prova da brasileira.
📸 Jonne Roriz/COB pic.twitter.com/NACOAhAMTV
— Time Brasil (@timebrasil) August 3, 2021
Outras duas pratas fecharam as conquistas das mulheres do Brasil em Tóquio. Na categoria até 60 kg do boxe, Bia Ferreira foi superada apenas na final pela irlandesa Kellie Harrington. Já a seleção feminina de vôlei acabou perdendo na decisão para o time dos Estados Unidos por 3 sets a 0 (25/21, 25/20 e 25/14) e ficou com o vice-campeonato. A campanha marcou a despedida da seleção de, pelo menos, duas atletas: a ponteira Fernanda Garay e a líbero Camila Brait. Mas, por outro lado, apresentou no palco olímpico novos talentos como as estreantes em Jogos Rosamaria, Ana Cristina e Carol.
Entre os homens, foram três ouros em modalidades individuais e outra medalha dourada em esportes coletivos. Ítalo Ferreira deixou para trás todos os concorrentes, entre eles o compatriota Gabriel Medina, e foi o melhor nas águas da Praia de Tsurigasaki na estreia da modalidade no programa olímpico.
🥇🏄🏻♂️
📸Jonne Roriz/COB pic.twitter.com/xxRmaqo2A9
— Time Brasil (@timebrasil) July 27, 2021
No boxe, na categoria até 75 kg, Hebert Souza também foi o melhor no Ryogoku Sumô Hall. Na canoagem, na prova do C1 1000 metros, o baiano Isaquias Queiroz conquistou o bicampeonato olímpico nas águas da Sea Forest Waterway.
Faltava a dourada pra coleção.
🥇🥈🥈🥉
Agora não falta mais!
📸 Miriam Jeske/COB pic.twitter.com/mXI7k4XdVV
— Time Brasil (@timebrasil) August 7, 2021
Liderada pelo técnico André Jardine, a equipe brasileira de futebol masculino faturou o bicampeonato com quatro vitórias e dois empates. Na decisão, o time verde e amarelo ganhou da Espanha por 2 a 1 na prorrogação.
Já as pratas dos homens brasileiros vieram do skate. Kelvin Hoefler, na modalidade street, foi ao pódio atrás apenas do japonês Yuto Horigome e faturou a primeira medalha do Time Brasil em Tóquio. A terceira e última conquista brasileira no Centro de Esportes Urbanos de Ariake, local das disputas do skate, veio com Pedro Barros na modalidade park.
Essa é a imagem que fica do 🛹🇧🇷 nos #JogosOlimpicos
📸 Gaspar Nóbrega/COB pic.twitter.com/TwVJuKHOcX
— Time Brasil (@timebrasil) August 5, 2021
Enquanto isso, seis atletas brasileiros voltaram do Japão com medalhas de bronze. Na primeira edição olímpica, Daniel Cargnin, na categoria meio-leve (até 66 kg), foi ao pódio e ganhou a segunda medalha do Time Brasil em Tóquio. No Centro Aquático da capital japonesa, Bruno Fratus cravou 21s57 nos 50 metros livre, a prova mais rápida da natação. O americano Caleb Dressel foi ouro, com o tempo de 21s07, novo recorde olímpico, e o francês Florent Manaudou levou a prata, com 21s55. O outro bronze foi do gaúcho Fernando Scheffer. Na prova dos 200 metros livres, o nadador do Minas Tênis Clube ficou atrás apenas dos britânicos Thomas Dean e Duncan Scott.
O estádio Olímpico foi palco de outras duas conquistas. Uma saiu nas provas de campo, o bronze do Thiago Braz no salto com vara. Na pista, Alison dos Santos deu show nos 400 metros com barreiras conquistando a primeira medalha nacional nesse tipo de prova desde o bronze de Robson Caetano nos 200 metros rasos em Seul 1988.
É BRONZE!!!
Alison dos Santos, o @PiuzeR 🐥, faz história nos @JogosOlimpicos de #Tokyo2020
🥉 para o 🇧🇷 nos 400m c/ barreiras 🚧!
É MUITA EMOÇÃO!!
😍😍😍😍#TimeBrasil #Athletics📸 Wander Roberto/COB pic.twitter.com/VYNOVXHva2
— Time Brasil (@timebrasil) August 3, 2021
O outro bronze da delegação nacional foi conquistado no boxe. Na categoria peso pesado, Abner Teixeira acabou superado pelo cubano Julio la Cruz na semifinal e, como não há disputa pelo terceiro lugar na modalidade, o pugilista garantiu o bronze. Essa foi a primeira medalha da equipe nacional na modalidade no Japão.
[ad_2]
Fonte
Esportes
Brasil derrota Argentina e é campeão do Torneio Quatro Nações
O Brasil é campeão do Torneio Quatro Nações de Handebol masculino. Jogando em Buenos Aires, nesse sábado (1º), a equipe verde e amarela fez 31 a 23 nos donos da casa, a Argentina. O torneio amistoso foi preparatório para o Campeonato Sul-Centro-Americano, em janeiro de 2026.

O time do técnico Marcus Tatá fechou o torneio com 100% de aproveitamento (quatro vitórias em quatro jogos).
Antes da decisão, o Brasil havia vencido México (46 a 19), Argentina (30 a 29) e Chile (38 a 28).
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Maria Lúcia Rocha e Ivan Monteiro conquistam título do Circuito Banco do Brasil de Skate Street 2025
Na tarde deste sábado (1º), os skatistas Maria Lúcia Rocha e Ivan Monteiro se sagraram campeões do Circuito Banco do Brasil de Skate Street 2025. A dupla foi a melhor colocada do ranking após as três etapas do SLS Select Series disputadas nas cidades de Brasília (DF), Saquarema (RJ) e Florianópolis (SC). Com a conquista, os competidores garantem vaga em uma das etapas do SLS Championship Tour 2026, a maior liga internacional da modalidade.
”Estou muito feliz por ter sido campeã do Circuito, porque não foi fácil, mas eu tive bastante preparo, me preparei muito mentalmente e fisicamente para poder ter condições para chegar nessa última etapa aqui em Florianópolis. Eu treinei bastante, foquei muito nos treinos que eu tive, fiquei hoje em segundo e consegui me qualificar para o ano que vem na Street League, estou muito feliz”, comentou Maria Lúcia Rocha.
A confirmação do título aconteceu ao fim da etapa do SLS Select Series Florianópolis, que terminou com as vitórias de Manuella Moretti e Wallace Gabriel, com 20.14 e 34.08 pontos, respectivamente. No entanto, no somatório geral dos três eventos, Maria Lúcia Rocha e Ivan Monteiro permaneceram com o 1º lugar geral e levaram para casa o troféu da temporada.
”Foi tudo muito gratificante, foi um ano de muita história feita. Estive em Brasília, mas não consegui um resultado tão bom por lá. Por isso, tive de voltar para o SLS Select Series para conquistar a vaga mais uma vez. Pelo segundo ano consecutivo garanti essa vaga. Venci em Saquarema e hoje subi no pódio, conseguindo a vitória do ranking. Partiu SLS Championship Tour 2026”, celebra Ivan Monteiro.
Torneio de maior prestígio no skate street, o SLS Championship Tour de 2026 agora terá a presença de Maria Lúcia e Ivan em uma de suas etapas. No entanto, a edição deste ano ainda segue a todo o vapor, se aproximando do principal evento do ano: o SLS Super Crown apresentado pela BB Seguros. Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, vai receber o maior evento da modalidade, e os ingressos já estão à venda no site da Ticketmaster.
SLS Super Crown 2025 apresentado pela BB Seguros
Para acompanhar de perto quem vai levar a coroa para casa, já é possível acessar o site da Ticketmaster e garantir o seu ingresso. Cliente BB Seguros têm 30% de desconto, ou pagando com cartões BB o desconto é de 20% e o valor pode ser parcelado em 6x. No site, o público poderá escolher o tipo de ingresso que mais combina com sua experiência: Cadeiras Superiores, Cadeiras Inferiores e, nesta edição, uma novidade imperdível, o SLS Experience.
O setor oferece o melhor lugar do evento, bem ao lado da pista, com acesso exclusivo, crédito para consumo, kit oficial SLS e uma sessão de autógrafos exclusiva com os skatistas da liga. Dentro do SLS Experience, há diferentes opções de ingresso inteira, meia, pacote ou família e todos os detalhes estão disponíveis na página oficial do evento. Confira abaixo os valores dos três lotes disponíveis para sábado e domingo:


Não perca a chance de vivenciar o momento mais esperado do skate street e ver de perto os melhores skatistas em ação. Garanta já o seu ingresso e faça parte do SLS Super Crown 2025, apresentado pela BB Seguros, que promete emoção, manobras incríveis e uma experiência inesquecível para todos os fãs da modalidade.
Para mais informações e compra de ingressos, acesse: https://www.ticketmaster.com.br/event/sls-super-crown-2025?utm_source=website&utm_medium=cpc&utm_id=imprensa.
O SLS Super Crown World Championship é apresentado pela BB Seguros, com patrocínios incluindo Stake, Monster Energy, Samsung Galaxy, Dios Azul Tequila, Skate., 10x Health, Banco do Brasil, Heineken 0.0, Vivo, Wolfpak, True Skate, Seven Boys, Royal Enfield, New Era, e apoio institucional do Ministério do Esporte do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A JCDecaux é parceira de mídia do evento.
Para outras notícias da Street League Skateboarding, incluindo atualizações do SLS Championship Tour, informações de transmissão, e muito mais, acesse www.streetleague.com. Siga a SLS no Instagram e Facebook. Conheça também o Instagram da SLS Brasil.
Esportes
Team Braza vence o Park Challenge apresentado pela BB Seguros e faz história no Circuito Banco do Brasil de Skate
O Bowl da Costeira do Pirajubaé foi palco, neste domingo (2), de um dos eventos mais eletrizantes do skate park brasileiro: o Circuito Banco do Brasil de Skate Park Challenge, apresentado pela BB Seguros. Reunindo grandes nomes do skate nacional e internacional, o confronto entre Team Braza e Team Mundo marcou uma nova era no Circuito Banco do Brasil de Skate, com muito estilo, técnica e atitude em cada manobra.
Em uma disputa intensa e vibrante do início ao fim, o público pôde acompanhar, de forma gratuita, performances históricas e momentos emocionantes. O evento contou com uma estrutura de competição inédita no país, dividida em fases que valorizaram tanto o desempenho individual quanto o coletivo. Durante a fase do mano-a-mano, os skatistas protagonizaram duelos diretos, garantindo aplausos e notas altas do júri.
Na sequência, tivemos a fase estratégica, onde os técnicos foram colocados à prova, exigindo escolhas decisivas para cada confronto. Na disputa, o Team Braza venceu por apenas um ponto de diferença.
Representando o Brasil, o Team Braza mostrou união e alto desempenho com um elenco que mistura experiência e juventude. Entre os destaques tivemos o medalhista olímpico Pedro Barros e Raicca Ventura, atleta olímpica e campeã mundial da modalidade. O time contou ainda com Isadora Pacheco, Matheus Guerreiro, João Bito, Gui Khury, Yndiara Asp, Murilo Peres, Kalani Konig e Luigi Cini.
“Foi uma verdadeira celebração do skate. Reunir tantos grandes nomes da modalidade é algo que certamente vai ficar para a história. Estamos muito felizes, principalmente por ver toda a comunidade do skate park reunida aqui em Floripa. Precisamos aproveitar as oportunidades que o skate nos oferece e incentivar e realizar eventos como o de hoje é uma delas”, comentou Pedro Barros, do Team Braza.
Do outro lado, o Team Mundo reuniu uma seleção de estrelas internacionais. O Japão marcou presença com Yuro Nagahara, Shota Mizote e Taiyo Amano. Completam o time nomes de peso como o holandês Jason Lijnzaat, o italiano Ivan Federico, o porto-riquenho Steven Pinero, a espanhola Naia Laso, o australiano Ash Wilcomes, o britânico Tommy Calvert e o californiano Chris Russell.
“O Brasil tem a melhor vibe! O formato deste evento foi totalmente diferente dos outros, com disputas em equipe, e foi muito divertido. Agradeço por terem me convidado”, disse o japonês Yuro Nagahara.
Além das disputas entre equipes, o evento também contou com desafios especiais, como o Best Trick e o Double Trouble, além de premiações individuais. O japonês Yuro Nagahara foi eleito MVP (skatista mais valioso), enquanto Pedro Barros conquistou os prêmios de Aéreo Mais Alto, Grind Mais Longo e Melhor Volta.
A energia do público e o alto nível técnico dos skatistas confirmam o sucesso da edição. O público pôde acompanhar de perto gratuitamente e quem não estava presente conseguiu assistir pela transmissão oficial, na CazéTV.
O Circuito Banco do Brasil de Skate Park Challenge apresentado pela BB Seguros tem patrocínio do Banco do Brasil, Heineken 0.0%, Dr Peanut e Probiótica e o meio de pagamento oficial são os cartões BB Visa. O evento conta com o apoio da Evoke, Red Bull, Approve, Mamba Water, Layback, Tanabata Skateboards, Hi Adventure e o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis e do Governo Federal. CazéTV é parceira oficial.
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática




