Conecte-se conosco

Economia

Retomada gradual da economia ajuda jovens a ingressar no mercado de trabalho

Publicado

em

Retomada gradual da economia ajuda jovens a ingressar no mercado de trabalho

Com o avanço da vacina e das medidas de flexibilização, cresce também a confiança na retomada da economia, tanto por parte dos consumidores, que já frequentam mais o comércio, como do empresariado com a abertura de novas lojas. Dados recentes do IBGE mostraram que a taxa de desemprego no Brasil recuou ligeiramente no trimestre encerrado em maio, apesar de ainda ser a segunda mais alta da série histórica, com 14,8 milhões de desempregados.

Já Fundação Getúlio Vargas divulgou que o Indicador Antecedente de Emprego no Brasil (IAEmp) está avançando para patamares pré-pandemia. O indicador que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil teve alta de 1,6 ponto em julho, chegando a 89,2 pontos, taxa máxima desde fevereiro de 2020 quando registrou 92 pontos.

O mês de julho também foi positivo para 42 jovens que foram inseridos no mercado de trabalho, através do Instituto João Carlos Paes Mendonça. O IJCPM é o braço social do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping que atua na elevação da escolaridade e qualificação profissional destes jovens, todos moradores do entorno dos dois centros de compras. De janeiro a julho 2021, foram inseridos 140 jovens no mercado, cerca de 70% do que todo ano de 2020.

“Buscamos contribuir com cursos que promovam o empreendedorismo, mas também habilidades fundamentais para uma atuação no ramo do varejo, além de orientarmos sobre construção de currículo e entrevistas. É uma forma de contribuirmos com a empregabilidade da juventude, que tem uma realidade bem complicada no país, explica Laise Lessa, coordenadora do IJCPM.

Atuando há 10 anos para transformar a vida de jovens de comunidades com histórico de desigualdade social, o IJCPM inseriu, neste período, cerca de 2,2 mil jovens no mercado de trabalho da capital baiana, entre efetivos e menores aprendizes.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *