Home Esportes Resultados do 36º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina
Esportes

Resultados do 36º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina

Envie
Gabriel Heus
Envie

Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha recebeu mais uma edição da competição na raia de Jurerê, em Florianópolis (SC).

O 36º Circuito Oceânico de Santa Catarina terminou neste domingo (16) em Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC) com condições perfeitas para a prática da vela. Com ventos de norte/nordeste entre 16 e 18 nós e um céu ensolarado, as regatas finais garantiram o título geral para o Crioula de Eduardo Plass na classe ORC. O evento foi chancelado pela ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e CBVela.

Além das disputas da principal regra de oceano do mundo, ocorreram provas, desde a última quarta-feira (12) nas categorias C30, HPE-30, Super Series 30, BRA-RGS, RGS-Cruzeiro, RGS Cruiser e Delta 41.

Na classe ORC, a disputa foi intensa até a última regata, com Crioula garantindo o título em um duelo apertado contra Kamikaze, que ficou com o vice-campeonato. O Malcriado completou o pódio.

Na RGS Geral, o veleiro Garrotilho conquistou o título após um segundo lugar na regata decisiva, superando Bruxo e Pangea, esse último atual campeão nacional de Oceano. Já na RGS Cruzeiro, o Neon, de Maurity Borges, assegurou a vitória com uma campanha consistente, seguido por Mar Sem Fim e Terra Firme.

Algumas classes já tinham campeões definidos antes das regatas finais, além da ORC com o Crioula.

Na Bico de Proa, o Zero, de Pedro Chiesa, venceu todas as provas e dominou a categoria, com Cavalo Loko e Tobago Cays em segundo e terceiro, respectivamente. Na Delta 41, Huka Huka, de Paulo Gonçalves, repetiu o feito e garantiu o troféu, seguido por Tobago Cays e Oceanics. Na RGS Cruiser, o Papa Léguas, de Pedro Correia, foi o grande vencedor.

“O Circuito Oceânico de Santa Catarina mostrou mais uma vez a força da vela oceânica no Brasil. Foi um evento marcado por competitividade, belas disputas e um nível técnico muito alto. Parabéns a todos os velejadores que fizeram dessa edição um grande sucesso”, disse Bayard Neto, comodoro da ABVO.

Durante o evento em Santa Catarina, Bayard Neto reforçou o convite para os velejadores de ORC, Clássicos e RGS para o Brasileiro de Oceano em Búzios (RJ) no Feriado de Páscoa. O evento terá como anfitrião o Iate Clube Armação de Búzios. ”Teremos regatas com bastante ventos, provavelmente acima de 20 nós como vimos em Floripa. É um grande encontro da vela nacional e as disputas prometem”.

Campeões do Circuito
Classe ORC: Crioula – Comandante Eduardo Plass
Classe RGS Geral: Garrotilho – Comandante Paulo Linhares
Classe RGS Cruzeiro: Neon – Comandante Maurity Borges
Classe Bico de Proa: Zero – Comandante Pedro Chiesa
Classe Delta 41: Huka Huka – Comandante Paulo Gonçalves
Classe RGS Cruiser: Papa Léguas – Comandante Pedro Correia

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Gabriel Heusi

Festival Vamos Passear chega a Belo Horizonte em agosto com atividades gratuitas para todas as idades

Festival Vamos Passear chega a Belo Horizonte em agosto com atividades gratuitas para todas as idades

Leia Mais
Primeiro dia do Troféu Brasil tem recordes olímpicos e paralímpicos

Primeiro dia do Troféu Brasil tem recordes olímpicos e paralímpicos

Leia Mais
Gratuita, Escolinha Paralímpica leva esporte a jovens com deficiência

Gratuita, Escolinha Paralímpica leva esporte a jovens com deficiência

Leia Mais
Uma camisa, muitas histórias: o que a camisa de time representa na vida do torcedor brasileiro

Uma camisa, muitas histórias: o que a camisa de time representa na vida do torcedor brasileiro

Leia Mais
Samir Xaud está entre investigados por crime eleitoral, diz CBF

Samir Xaud está entre investigados por crime eleitoral, diz CBF

Leia Mais
Envie