São Paulo lidera procura por país vizinho; Santiago, Buenos Aires e Portugal estão no topo dos destinos internacionais com maior busca em 2023
Com mais oito estrelas no cardápio, indicadas recentemente pelo Guia Michelin para sete restaurantes em Buenos Aires e Mendonza, a Argentina conquista turistas do mundo inteiro por sua experiência gastronômica. Assim como por suas paisagens deslumbrantes, segurança e preços que cabem no bolso. Aspectos que atraíram muitos brasileiros a viajar para o país portenho neste ano.
No Brasil, a compra de passagens aéreas para Buenos Aires aumentou para 93,71% em um ano, de novembro de 2022 a novembro de 2023, conforme o levantamento da agência de viagens online, ViajaNet.
Para a CMO da empresa, Daniely de Oliveira, a busca pelo país vizinho pode continuar para o próximo ano.
“Com o fortalecimento do real diante do peso argentino, os brasileiros aproveitaram para conhecer um destino pouco explorado até então e muito próximo. Até agosto, segundo o Inprotur, foram 376 mil brasileiros aterrissando na Argentina. Tendência que pode seguir em 2024, caso não houver modificações pertinentes na conjuntura política econômica do país”, explica.
Paulistas e cariocas foram os turistas que mais viajaram para o país vizinho em 2023, seguidos pela população de Porto de Alegre, no Rio Grande do Sul, – estado que tem a maior extensão fronteiriça com a Argentina – Brasília, no Distrito Federal, e Florianópolis, em Santa Catarina.
Quais os destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros no ano de 2023 ?
Embora a moeda argentina tenha sido a mais atrativa, quem está no pódio da lista são os pesos chilenos. Santiago, capital do Chile, foi o destino com a maior compra de bilhetes aéreos no ano de 2023.
No entanto, apenas 30% das cidades mais procuradas pelos brasileiros, neste ano, estão na América do Sul. Com Buenos Aires em segundo lugar e Bariloche em décimo posição, ambas localidades situadas na Argentina.
Representando a Europa, a capital de Portugal, Lisboa, surge em terceiro lugar na lista. Logo em diante, Madri, na Espanha, e Paris, na França, fecham o ranking no continente europeu em sétima e oitava posição, respectivamente.
Com domínio de 40% da preferência dos viajantes, a América do Norte se sobressaiu no roteiro dos brasileiros ao longo do ano. Miami (4º), Orlando (5º) e Nova York (6º) foram os destinos favoritos nos Estados Unidos. Logo mais abaixo do território americano, em nona colocação, Cancún, no México fecha o pódio na região.