Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Reposição hormonal no climatério: Dr. Arthur Lorenzo destaca os principais cuidados para uma abordagem segura

Publicado

em

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

O climatério é uma fase natural, mas desafiadora, da vida da mulher. Entre os 40 e 55 anos, o corpo passa por mudanças hormonais importantes que podem afetar a saúde física, emocional e mental. Para muitas mulheres, os sintomas vão além da irregularidade menstrual — incluem ondas de calor, insônia, irritabilidade, queda da libido e até perda de massa óssea.

“O declínio hormonal nesse período pode causar impactos significativos na qualidade de vida. A reposição hormonal, quando bem indicada, é uma ferramenta segura e eficaz para aliviar os sintomas e promover saúde”, explica o endocrinologista Dr. Arthur Lorenzo.

A terapia de reposição hormonal (TRH) consiste em repor, de forma controlada, os hormônios que o corpo deixou de produzir. Os principais são o estrogênio e a progesterona, mas em alguns casos também se avalia a reposição de testosterona, sempre com base em exames e histórico clínico.

“Cada mulher tem uma história, um organismo, uma resposta. A avaliação deve ser individualizada. Não existe uma receita única”, destaca o especialista. “Nosso papel como endocrinologistas é equilibrar riscos e benefícios, priorizando sempre a segurança da paciente.”

Além do alívio dos sintomas clássicos, a reposição hormonal pode trazer outros benefícios importantes:

“A TRH também atua na preservação da massa óssea, na saúde cardiovascular e na função cognitiva. Estamos falando de prevenção e longevidade com qualidade”, afirma Dr. Arthur.

Por fim, o médico reforça que, apesar de segura para a maioria das mulheres, a reposição hormonal exige acompanhamento constante e responsabilidade:

“É essencial que o tratamento seja prescrito por um médico, com base em exames atualizados e monitoramento frequente. Quando bem conduzida, a reposição hormonal pode transformar essa fase da vida em um novo começo”.

@drarthurlorenzo

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Foto: Divulgação Leia Mais

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.