Home Estilo e Vida Saúde Regional do Baixo Amazonas dá início à programação do Setembro Verde
Saúde

Regional do Baixo Amazonas dá início à programação do Setembro Verde

Envie
Default Featured Image
Envie

Com tema “Converse com a sua família! Doe órgãos, a vida precisa continuar” o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) deu início à campanha Setembro Verde, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado no dia 27 deste mês. A unidade atua como referência na região oeste do Pará na captação e, desde 2016, é habilitada pelo Ministério da Saúde para realização de transplantes.

A abertura das atividades do HRBA, pertencente ao governo do Estado e gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, aconteceu já no primeiro dia do mês, quinta-feira, com uma importante discussão na rádio da unidade, para conscientizar os ouvintes sobre a relevância do trabalho realizado pela Organização de Procura de Órgãos (OPO).

A OPO é o setor que atua na identificação, manutenção e captação de potenciais doadores no Hospital Regional do Baixo Amazonas, para fins de transplantes de órgãos. O serviço realiza a avaliação das condições clínicas do possível doador, a viabilidade dos órgãos a serem transplantados e as entrevistas com a família para autorização da doação.

Desde 2012, o Regional do Baixo Amazonas realiza captação múltipla de órgãos. Até agosto deste ano, a unidade já viabilizou a captação de 165 órgãos, sendo 82 rins, 69 córneas, 10 fígados e 4 corações.

A destinação dos órgãos captados é de responsabilidade da Central Estadual de Transplantes, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), que atende as demandas de acordo com a fila de pacientes que esperam por um transplante.

A OPO também busca destacar junto à sociedade a importância da conscientização e divulgação sobre o significado humanitário, científico e ético da doação de órgãos para transplantes.

“O HRBA atua hoje como referência na região Oeste, mantendo um serviço com boa funcionalidade e resultados excelentes. Buscamos sensibilizar a população por meio de campanhas internas e externas, com palestras de orientação em empresas e escolas”, destaca Valciclei Lima, enfermeiro do setor.

Para se tornar doador de órgãos, as pessoas devem conversar com seus familiares e expressar sua vontade em vida acerca do assunto, uma vez que a doação só acontece mediante autorização da família, após a constatação da morte cerebral – quando não há mais atividade cerebral e o quadro clínico é irreversível.

Antônio Carlos, médico Coordenador da OPO, explica que “o diagnóstico deste tipo de óbito acontece de maneira segura, com a realização de uma série de exames, que são refeitos mais duas vezes, por profissionais diferentes, que são treinados e habilitados. São três diagnósticos, para que não haja possibilidade de erro“.

A doação de órgãos também pode ser realizada com doador vivo, desde que não haja prejuízo à sua própria saúde e ele seja compatível com o receptor em potencial. Nesse caso, pode ser doado um dos rins, parte do fígado ou medula óssea.

A campanha Setembro Verde do Hospital Regional do Baixo Amazonas contará com uma série de atividades sobre o tema ao longo do mês, como abordagens nas recepções, palestras fora da unidade, blitz de orientação e distribuição de folders, além da iluminação da fachada do hospital com a cor da campanha.

Epifanio Pereira, diretor Técnico do HRBA enfatiza que “precisamos conscientizar a sociedade da importância da doação na continuidade da vida, mesmo naquele momento em que se perde uma. Ao tomar a decisão de ser um doador, estamos dando oportunidade para outras pessoas continuarem suas vidas. Trata-se de um ato de amor”.

Saúde investe em Dia D nacional para alavancar vacinação contra gripe

Saúde investe em Dia D nacional para alavancar vacinação contra gripe

Leia Mais
Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Leia Mais
Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Leia Mais
Terapeuta Cristiane Rebouças se destaca no atendimento integrativo e personalizado

Terapeuta Cristiane Rebouças se destaca no atendimento integrativo e personalizado

Leia Mais
Sammy Sampaio realiza sessões de oxigenoterapia hiperbárica no Instituto ARC durante recuperação pós-operatória

Sammy Sampaio realiza sessões de oxigenoterapia hiperbárica no Instituto ARC durante recuperação pós-operatória

Leia Mais
Envie