Home Notícias Educação Rede de Colégios Santa Marcelina expande programa After School para estudantes da unidade de Palmas
Educação

Rede de Colégios Santa Marcelina expande programa After School para estudantes da unidade de Palmas

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 11 21 à(s) 15.46.58 Ad62909f
Foto: Divulgação
Envie
  • Com carga horária mensal de 90 horas, programa visa desenvolver autonomia, autoconsciência e responsabilidade do estudante, relacionando o exercício da Língua Inglesa às demandas sociais e humanas
  • Voltado à educação infantil, as atividades oferecidas pelo After School contemplam estudantes do nível II ao V

Com o propósito de atender às demandas globalizadas da sociedade, a Rede de Colégios Santa Marcelina acaba de anunciar a ampliação do programa After School para a Educação Infantil da unidade de Palmas, em Tocantins. Além da nova unidade, o período complementar bilíngue é oferecido ainda nos colégios da Rede localizados em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Alinhado à uma proposta inovadora e à prática pedagógica da instituição, o programa oferece aos estudantes a oportunidade de explorar e expandir seu conhecimento na língua inglesa de forma orgânica, enriquecendo suas experiências escolares.

De acordo com Raphael Mota, coordenador de educação bilíngue da Rede de Colégios Santa Marcelina, a iniciativa promove o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e criativas, ampliando a compreensão de outras culturas, fortalecendo laços sociais e preparando os estudantes para um futuro globalizado e desafiador. “Trazer o After School para Palmas é a concretização de um sonho e o atendimento à uma demanda local. O objetivo é reforçar a nossa missão e impacto social através do desenvolvimento de competências plurilíngues e pluriculturais dos estudantes”, afirma Raphael.

As características e funcionamento do After School

O programa After School na unidade de Palmas foi desenvolvido para oferecer uma experiência enriquecedora aos estudantes do nível III ao V da Educação Infantil, contemplando crianças de 3 a 5 anos.

Com aproximadamente 90 horas mensais dedicadas à imersão e exposição à língua inglesa, sendo quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira, o programa é dividido em módulos chamados de “Times”, que proporcionam uma variedade de atividades. Entre eles estão o “Music Time” e o “Cooking Time”, em que os estudantes se envolvem em experiências práticas relacionadas à música e à culinária, bem como o “Story Time” e o “Make-believe Time”, que visam estimular a imaginação e a expressão criativa dos estudantes, a partir de práticas como contação de histórias e imaginação.

De acordo com Raphael Mota o foco do After School está não apenas na exposição à língua inglesa, mas também no desenvolvimento da autonomia, autoconsciência e responsabilidade dos estudantes. Tendo isso em vista, a infraestrutura da unidade em Palmas foi preparada para oferecer um ambiente adequado ao projeto durante o contraturno, com quadras esportivas, playgrounds, hortas e salas climatizadas.

A importância da educação bilíngue

De acordo com Raphael Mota, a chegada do programa After School em Palmas representa mais do que um simples projeto de estudo complementar, a ação cumpre um papel fundamental ao preparar os estudantes para um futuro cada vez mais exigente e competitivo, integrando o idioma inglês em todas as atividades de forma dinâmica e natural, seguindo o modelo de Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem (CLIL).
“A abordagem de educação bilíngue adotada em Palmas representa um investimento relevante na formação integral dos estudantes, preparando-os para um mundo cada vez mais exigente. Neste sentido, a iniciativa proporciona uma imersão multilíngue e multicultural, capacitando os estudantes a compreender, conviver, comunicar e agir de maneira ética e impactante em contextos locais e globais”, finaliza Raphael.

Sobre o colégio Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.
Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.

Envie

RBN Stories