Home Esportes Recife sedia Campeonato Brasileiro de Xadrez
Esportes

Recife sedia Campeonato Brasileiro de Xadrez

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 12 12 à(s) 14.44.54 B73eb956
Foto do enxadrista Yago Santiago | Reprodução do @chesscom.pt
Envie

A elite do xadrez brasileiro tem um encontro marcado com o Recife de amanhã (quarta-feira, 13) até o próximo dia 21. Nesse período será realizado na capital pernambucana o Campeonato Brasileiro de Xadrez, com a participação de enxadristas de todas as regiões do país e também de Mestres Nacionais, Mestres Internacionais e 8 Grandes Mestres – entre eles, os 3 mais bem colocados no ranking nacional: Luiz Paulo Supi (SP), Krikor Mekhitarian (SP) e Alexandre Fier (SC), que é o atual campeão. Participará também o primeiro pernambucano a tornar-se Grande Mestre, Yago Santiago (atual vice-campeão brasileiro).

A competição ocorrerá no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, com 11 rodadas, e distribuirá R$ 40 mil em prêmios. O evento é promovido pela CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), com organização e direção do presidente da FPEX (Federação Pernambucana de Xadrez), Yoshio Hiramine. Este ano, o Brasileirão de Xadrez tem um atrativo extra para os jogadores: os 3 melhores colocados integrarão a Equipe Olímpica do Brasil, que disputará a Olimpíada de Xadrez no próximo ano.

Para Yoshio Hiramine, o fato de a maior competição do xadrez brasileiro ser realizada no Recife mostra que a capital pernambucana está preparada para grandes eventos na modalidade. “Importante destacar que este é o 2º ano consecutivo que o Campeonato Brasileiro acontece no Recife. Para isso, contamos com a confiança da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e de patrocinadores. Nossa meta é em um futuro próximo promover aqui um grande torneio internacional”, disse ele.

Estas grandes competições propiciam o intercâmbio com jogadores de outros lugares e favorece o desenvolvimento do xadrez. A primeira rodada do Brasileirão de Xadrez começa às 19h de amanhã (dia 13). Até esta terça-feira (dia 12) já havia 176 jogadores inscritos. O ritmo de jogo, para cada jogador, será de 1h30, com acréscimo de 30 segundos por lance, o que significa que a partida pode ter até 4h de duração.

Para quem desejar mais informações;
Yoshio Hiramine, presidente da FPEX: (81) 99903.0469

Envie

RBN Stories